logo Radioagência Nacional
Geral

Operação prende suspeitos de integrar uma das maiores milícias do RJ

Investigação aponta corrupção ativa de agentes de Forças de Segurança
Baixar
Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional
25/08/2022 - 11:09
Rio de Janeiro
Operação Dinastia da Polícia Federal
© Divulgação/Polícia Federal

Oito suspeitos de integrar uma das maiores milícias do Rio de Janeiro, com atuação na zona oeste da capital, foram presos na manhã desta quinta-feira (25), em uma ação conjunta da Polícia Federal e do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público.

Os agentes saíram no fim da madrugada para cumprir 23 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão, contra lideranças do grupo criminoso. Também houve uma ação de busca na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde um suspeito foi preso num hotel de luxo.

Segundo o Ministério Público, as investigações revelaram um esquema de extorsão, posse e porte de armas de fogo inclusive de uso restrito, comércio ilegal de armamentos, corrupção ativa de agentes de Forças de Segurança e diversos homicídios.

Foi descoberto que essa milícia contava com criminosos destacados exclusivamente para fazer o levantamento de dados pessoais e a vigilância dos alvos que deveriam ser executados.

Os mandados foram expedidos pela Primeira Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

x