Operação prende suspeitos de integrar uma das maiores milícias do RJ
Oito suspeitos de integrar uma das maiores milícias do Rio de Janeiro, com atuação na zona oeste da capital, foram presos na manhã desta quinta-feira (25), em uma ação conjunta da Polícia Federal e do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público.
Os agentes saíram no fim da madrugada para cumprir 23 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão, contra lideranças do grupo criminoso. Também houve uma ação de busca na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde um suspeito foi preso num hotel de luxo.
Segundo o Ministério Público, as investigações revelaram um esquema de extorsão, posse e porte de armas de fogo inclusive de uso restrito, comércio ilegal de armamentos, corrupção ativa de agentes de Forças de Segurança e diversos homicídios.
Foi descoberto que essa milícia contava com criminosos destacados exclusivamente para fazer o levantamento de dados pessoais e a vigilância dos alvos que deveriam ser executados.
Os mandados foram expedidos pela Primeira Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.