Saiba como se precaver contra problemas nas compras do Dia dos Pais

Publicado em 05/08/2022 - 15:45 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pouco mais de uma semana do dia dos pais, muitos já estão indo às ruas a procura por presentes. Os itens de vestuário costumam liderar as pesquisas de intenção de compra, pelo país. E é justamente de olho nesses produtos, que o IPEM, Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, faz um alerta aos consumidores: ficarem atentos a qualidade dos itens e se há informações suficientes nas etiquetas. É o que explica o superintendente da entidade, vinculada ao Ministério da Justiça, Ricardo Camargo.

Segundo Camargo, os itens fiscalizados pelo Ipem, levam em conta as exigências do Inmetro, que atesta a qualidade de cada tipo de produto. Entre os problemas causados pelas roupas inadequadas, estão o prejuízo na baixa durabilidade ou até mesmo alergias.

A fiscalização de fiscais do IPEM ocorre em estabelecimentos comerciais e focam na qualidade do produto, não do atendimento ou do local. Isso é papel do PROCON. Mas se o item comprado ou na loja tiver má qualidade ou não tem as informações exigidas, Ricardo Camargo orienta o que fazer.

Os eletrônicos são outra opção que costuma e o Ipem alerta sobre a importância da nota fiscal, para garantir possíveis danos e comprovação da origem do aparelho. Informações sobre o que checar na hora de comprar e como denunciar podem ser encontradas no site do IPEM, na internet.

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo