Saiba como se precaver contra problemas nas compras do Dia dos Pais

Publicado em 05/08/2022 - 15:45 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pouco mais de uma semana do dia dos pais, muitos já estão indo às ruas a procura por presentes. Os itens de vestuário costumam liderar as pesquisas de intenção de compra, pelo país. E é justamente de olho nesses produtos, que o IPEM, Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, faz um alerta aos consumidores: ficarem atentos a qualidade dos itens e se há informações suficientes nas etiquetas. É o que explica o superintendente da entidade, vinculada ao Ministério da Justiça, Ricardo Camargo.

Segundo Camargo, os itens fiscalizados pelo Ipem, levam em conta as exigências do Inmetro, que atesta a qualidade de cada tipo de produto. Entre os problemas causados pelas roupas inadequadas, estão o prejuízo na baixa durabilidade ou até mesmo alergias.

A fiscalização de fiscais do IPEM ocorre em estabelecimentos comerciais e focam na qualidade do produto, não do atendimento ou do local. Isso é papel do PROCON. Mas se o item comprado ou na loja tiver má qualidade ou não tem as informações exigidas, Ricardo Camargo orienta o que fazer.

Os eletrônicos são outra opção que costuma e o Ipem alerta sobre a importância da nota fiscal, para garantir possíveis danos e comprovação da origem do aparelho. Informações sobre o que checar na hora de comprar e como denunciar podem ser encontradas no site do IPEM, na internet.

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Primeira parcela do 13º deve ser paga até hoje por empregadores

O pagamento da gratificação natalina coloca R$ 291 bilhões na economia neste ano, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Baixar arquivo
Economia

Preços na indústria sobem pelo 3º mês consecutivo

A chamada inflação de “porta de fábrica”, sem impostos e fretes, teve crescimento de 1,11% em outubro, na comparação com setembro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE.

Baixar arquivo
Justiça

Juíza vai ter conduta investigada após ter gritado com testemunha

O caso foi no município catarinense de Xanxerê no último dia 14, quando a juíza Kismara Brustolin, aos gritos, exigiu ser chamada de excelência pela testemunha.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Vacinação em escolas é aprovado em comissão

O foco principal  do programa é aumentar a cobertura vacinal dos diferentes imunizantes contemplados no Programa Nacional de Imunizações, que foi prejudicada pela pandemia da covid-19 e por notícias falsas.

Baixar arquivo
Geral

Natal decreta situação de emergência por conta das chuvas

As chuvas que atingiram Natal chegaram a 245 mm entre segunda e terça-feira, transbordando lagoas e alagando imóveis. Crateras foram abertas em ruas e avenidas, redes de drenagem foram afetadas, além da queda de árvores.

Baixar arquivo
Geral

Gonçalves Dias, ex-GSI, é indiciado pela CPI da Câmara Legislativa

O relatório da comissão da CPI dos Atos Antidemocráticos foi lido nesta quarta-feira (29) e pediu o indiciamento de mais de 130 pessoas por envolvimento nos ataques à sede da Polícia Federal e nas invasões às sedes dos Três Poderes.

Baixar arquivo