Saiba como se precaver contra problemas nas compras do Dia dos Pais

Publicado em 05/08/2022 - 15:45 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pouco mais de uma semana do dia dos pais, muitos já estão indo às ruas a procura por presentes. Os itens de vestuário costumam liderar as pesquisas de intenção de compra, pelo país. E é justamente de olho nesses produtos, que o IPEM, Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, faz um alerta aos consumidores: ficarem atentos a qualidade dos itens e se há informações suficientes nas etiquetas. É o que explica o superintendente da entidade, vinculada ao Ministério da Justiça, Ricardo Camargo.

Segundo Camargo, os itens fiscalizados pelo Ipem, levam em conta as exigências do Inmetro, que atesta a qualidade de cada tipo de produto. Entre os problemas causados pelas roupas inadequadas, estão o prejuízo na baixa durabilidade ou até mesmo alergias.

A fiscalização de fiscais do IPEM ocorre em estabelecimentos comerciais e focam na qualidade do produto, não do atendimento ou do local. Isso é papel do PROCON. Mas se o item comprado ou na loja tiver má qualidade ou não tem as informações exigidas, Ricardo Camargo orienta o que fazer.

Os eletrônicos são outra opção que costuma e o Ipem alerta sobre a importância da nota fiscal, para garantir possíveis danos e comprovação da origem do aparelho. Informações sobre o que checar na hora de comprar e como denunciar podem ser encontradas no site do IPEM, na internet.

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo