logo Radioagência Nacional
Geral

Brumadinho: Vale ganha mais prazo para obra de reparação por tragédia

Estação de Tratamento de Água deveria ter ficado pronta em 2020
Baixar
Desirée Miranda - repórter da Rádio Inconfidência para a Rádio Nacional
25/10/2022 - 10:53
Belo Horizonte

A Vale tem 15 dias para enviar aos órgãos públicos um cronograma referente à nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que a mineradora deve construir no Rio Paraopeba como parte do acordo de reparação pelo rompimento da barragem B1 da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

A tragédia aconteceu em 25 de janeiro de 2019 e deixou 270 mortos.

A estação de tratamento deveria ter ficado pronta em setembro de 2020, mas a Vale ainda não conseguiu terminar a construção .

O cronograma deve conter a conclusão de todas as obras, incluindo testes, pré-operação, operação assistida e transferência definitiva da operação e manutenção para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), contemplando também o último trecho da adutora e sua interligação na Estação de Tratamento Rio Manso, além da conclusão das ações de recuperação de áreas degradadas.

O prazo para conclusão dos projetos de engenharia do tratamento complementar da ETA Bela Fama é 31 de Dezembro de 2022.

O novo prazo foi definido em reunião entre o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública do Estado e a mineradora Vale, que assinaram um aditivo ao termo de compromisso que prevê medidas de captação de água do Rio Paraopeba.

O termo aditivo conta com a interveniência da Aecom do Brasil, do Estado de Minas Gerais, da Copasa e do município de Brumadinho.

De acordo com informações do Ministério Público do estado, o novo acordo também prevê a fixação de obrigações e prazos de medidas compensatórias a serem implementadas em prol da comunidade de Ponte das Almorreimas, em Brumadinho. A comunidade sofreu impactos com a execução da obra da estação de tratamento.

x