Número divórcios no país cai 10% este ano em comparação a 2021

Publicado em 25/12/2022 - 16:07 Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os casamentos estão ganhando sobrevida no Brasil. O número de divórcios no país diminuiu 10% neste ano em relação a 2021, segundo pesquisa do Colégio Notarial do Brasil. Entre janeiro e novembro, foram 68,7 mi separações registradas nos cartórios de Notas. É o menor número desde 2018.

De acordo com o vice-presidente do Colégio Notarial, Eduardo Calais,o fim do isolamento social e a retomada das atividades podem estar entre os motivos para a queda nos divórcios.

Em 2021, foram 76,6 mil divórcios nos cartórios, recorde na história brasileira.

Com relação a 2020, primeiro ano da pandemia, a queda foi de 3,8%. Naquele ano, foram encerrados 71 mil casamentos.

Os divórcios realizados em cartório são consensuais, quando as partes em acordo sobre os termos. Nesse caso, não é necessário passar por um juiz para oficializar o fim do casamento

*Com produção de Renato Lima

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

PF faz operação contra suspeitos de invadir sede da Polícia Federal

Essas pessoas também são investigadas por dano e incêndio generalizados aos patrimônios público e privado.

Baixar arquivo
Geral

Empresários do DF são presos acusados de financiar o 8 de janeiro

Dois empresários do Distrito Federal foram presos, nesta quinta-feira (29), acusados de financiar e incentivar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Eles foram alvos de mais uma fase da Operação Lesa Pátria. 

Baixar arquivo
Economia

Juros do consignado do INSS é reduzido para 1,72% ao mês

A justificativa para a redução foi o corte pelo Copom, Comitê de Política Monetária de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, no fim de setembro.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha de vacinação contra gripe será antecipada para março

Tradicionalmente, a imunização acontece entre abril e maio. Mas, neste ano começa antes por causa do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. 

Baixar arquivo
Saúde

Doenças Raras: presidente da Abrame cobra acesso ao teste do pezinho

Fátima Braga, Presidente da Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal lembrou que, mesmo leis como a do Teste do Pezinho Ampliado, capaz de detectar de forma precoce diversos problemas de saúde, inclusive doenças raras em recém-nascidos, ainda não é uma realidade na prática da saúde brasileira.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Histórias Raras lança nova temporada: Horizontes

O podcast original da Radioagência Nacional volta em sua terceira temporada justo quando o Dia Mundial das Doenças Raras aparece no calendário: 29 de fevereiro, visível apenas em anos bissextos. Horizontes se divide em três episódios para contar o que está sendo feito no presente com o objetivo de conquistar um futuro melhor para esse grupo populacional.

Baixar arquivo