Legislação trabalhista, previdência e salário mínimo foram os principais assuntos tratados, nesta quinta-feira, durante o encontro do presidente eleito, Lula, e representantes de centrais sindicais, em Brasília. É o que disse, após a reunião, o presidente de uma das entidades participantes, Moisés Selerges, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.
Segundo ele, os dirigentes sindicais pediram a recomposição do salário-mínimo. Para os assuntos tratados, os integrantes do encontro disseram que Lula se comprometeu a dialogar, conforme relata Moisés Selerges.
Nas redes sociais, Lula registrou o encontro e defendeu “mais direitos e dignidade” para os trabalhadores; além da geração de empregos e estímulo a novos mercados.
Os integrantes do encontro com o presidente eleito fizeram questão de reforçar que, entre as demandas levantadas, não foi pedida nenhuma revogação de leis, como a reforma trabalhista, ou a volta do imposto sindical, que acabou em 2017. Antes disso, era descontado, no contracheque dos trabalhadores, um dia de trabalho, como forma de compor o orçamento dos sindicatos.
Um dos membros do Grupo Técnico de Trabalho da transição, Ricardo Patah, também é Presidente da UGT, União Geral dos Trabalhadores, e participou do encontro com Lula. Segundo ele, cabe aos trabalhadores decidirem como custear as atividades dos sindicatos, que atuam em defesa dos direitos trabalhistas das categorias representadas. Patah citou, ainda, outras demandas dos sindicalistas.
Participaram da reunião com Lula, no CCBB, em Brasília, representantes de VINTE E TRÊS centrais sindicais.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 23/08/2023 - O personagem Zé Gotinha participa do lançamento da campanha de multivacinação, pelo ministério da Saúde, no Palácio da Guanabara. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Prefeitura de Estreito. Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PCPI/Divulgação Parnaíba (PI), 06/01/2025 - Carro do IML da Polícia Civil que acompanha o caso do envenenamento de pessoas. Foto: PCPI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Daniel Isaia/Agência Brasil Porto Alegre - Polícia Federal deflagrou Operação Inkjet 2 para desarticular um grupo que fabricava e comercializava cédulas falsas com número de série repetido (Daniel Isaia/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF), 06/01/2025 - Trabalho de extração, aquisição e validação dos dados contidos nos dois gravadores de voo (Cockpit Voice and Flight Data Recorder – CVFDR) da aeronave Embraer 190, matrícula 4K-AZ65, no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A aeronave esteve envolvida em um acidente ocorrido no dia 25 de dezembro de 2024, próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília (DF) 14/11/2024 - Detalhe de um pano na estátua da justiça na frente do STF. Segundo a Polícia Civil do DF, Francisco foi autor das explosões ocorridas nesta quarta-feira (13) na Praça dos Três Poderes.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)