logo Radioagência Nacional
Geral

Anderson Torres passa por audiência de custódia no Distrito Federal

Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
14/01/2023 - 15:01
Brasília

O ex-ministro Segurança Pública de Jair Bolsonaro Anderson Torres passa por audiência de custódia no Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar no Guará, região administrativa de Brasília. A audiência por videoconferência estava marcada para começar às 12h30 deste sábado.

O magistrado instrutor do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, Airton Vieira, é o responsável.

Anderson Torres foi preso pela Polícia Federal neste sábado (14) de manhã depois de desembarcar no aeroporto de Brasília. As investigações seguem em sigilo, segundo a PF.

À pedido da Polícia Federal, a prisão de Anderson Torres foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e validada pelo plenário do STF. Na decisão, Moraes argumentou que existiam fortes indícios de conivência com quem praticou o vandalismo em Brasília, nos prédios dos Poderes.

No domingo, dia 8, apoiadores golpistas de Bolsonaro invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Anderson Torres, que era o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal naquele dia, havia viajado dois dias antes para os Estados Unidos.

Na quinta-feira, a Polícia Federal fez uma operação de busca na casa de Torres. Lá foi encontrada a minuta de um decreto para que o então presidente Jair Bolsonaro mudasse o resultado das últimas eleições. A ideia seria instaurar um Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral.

Nas redes sociais, Anderson Torres, que também é ex-secretário de Segurança Pública do DF, confirmou a existência do documento e disse que o decreto seria “triturado oportunamente” no Ministério da Justiça.

x