Risco de novos deslizamentos em São Sebastião ainda é grande

Publicado em 27/02/2023 - 16:51 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O risco de novos deslizamentos em São Sebastião ainda é grande, segundo o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Isso porque a meteorologia prevê chuva forte para hoje e os próximos dias no litoral norte de São Paulo.

O número de mortes confirmadas no litoral norte paulista, devido aos temporais da semana passada chegou a 65, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Foram 64 vítimas em São Sebastião e uma em Ubatuba. Foram identificados e liberados para sepultamento os corpos de 55 pessoas – 20 homens, 17 mulheres e 18 crianças.

Com esse resultado, a partir do levantamento feito com moradores, familiares e pessoas, o corpo de Bombeiros encerrou oficialmente as buscas na Vila do Sahy. Ainda há uma frente trabalhando em busca de uma pessoa, no bairro Baleia Verde.

Mas, por causa do volume de entulho causado pelos deslizamentos de terra, que também obstruíram ruas e estradas, o trabalho de limpeza e remoção continua. Por isso, o capitão Maicon Cristo, da Defesa Civil, pede aos turistas para não irem para o litoral norte.

As enxurradas e os deslizamentos de terra deixaram ainda 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados na região, de acordo com o último boletim divulgado pelo governo estadual. Parte dessas pessoas teve as casas destruídas pelas chuvas, enquanto outras viviam em áreas consideradas de risco e tiveram que deixar suas residências. Onze pessoas permanecem no Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba.

Como estratégia para reconstrução de casas na região, o governo estadual já desapropriou um terreno de 10 mil metros quadrados na Barra do Sahy, bairro de São Sebastião mais atingido pelos deslizamentos, para construir habitações destinadas às famílias afetadas.

 

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo