logo Radioagência Nacional
Geral

Senadores reivindicam comissão para acompanhar retirada de garimpeiros

Baixar
Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional
08/02/2023 - 11:55
Brasília

Os três senadores de Roraima (Chico Rodrigues, Mecias de Jesus e Dr. Hiran) querem uma comissão externa para acompanhar a retirada dos garimpeiros da terra indígena Yanomami. Hoje à tarde, o requerimento autorizando a criação dessa comissão pode ser lido em plenário. Se aprovado, os senadores pretendem embarcar já amanhã.

A ideia é integrar a Força Tarefa e acompanhar os trabalhos junto com o Ministério da Justiça, o Ministério Público e a polícia, além de outras autoridades que estão nesse trabalho de desintrusão dos garimpeiros.

O senador Chico Rodrigues defendeu, ainda, uma ajuda humanitária para os mais de 20 mil garimpeiros e familiares que vivem na região. E uma retirada pacífica dessas pessoas.

Ontem, em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o governador de Roraima, Antônio Denarium, os senadores falaram, inclusive, em liberação de áreas específicas para as cooperativas de garimpo, a criação de um auxílio financeiro para essas pessoas, uma espécie de “bolsa-garimpeiro”, e o desbloqueio do espaço aéreo para saída deles.

Lembrando aqui que o garimpo ilegal é apontado como o responsável pela grave crise humanitária e sanitária vivida pelos Yanomami. Desde o último dia 21, quando o presidente Lula esteve na região, e decretou estado de emergência, mais de mil indígenas já foram retirados de lá. Mais de 570 crianças morreram nos últimos anos por conta do abandono e falta de assistência. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal e autoridades do governo de Jair Bolsonaro estão sendo investigados pelo crime de genocídio.

x