Brasília 63 anos: opções de lazer e cultura não alcançam toda cidade
Brasília é uma cidade jovem, mas não trata com igualdade os seus jovens moradores.
De acordo com o levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos do Distrito Federal, a maior parte dos recursos da cultura vão para o Plano Piloto. Os espaços culturais também se concentram nessa região e em áreas próximas como Sudoeste e Águas Claras. Na outra ponta estão, por exemplo, Sol Nascente, Fercal e Itapoã.
A jornalista Gabriella Gallo, de 23 anos, mora na Asa Sul, no Plano Piloto e considera que tem o acesso facilitado à atividades de cultura.
A estudante Paloma Ravena, de 30 anos, que mora em Santa Maria, distante cerca de 30 km da capital, acredita que as políticas públicas ainda não chegam nos jovens de outas regiões.
A falta de transporte nos finais de semana é um problema apontado pela estudante Natália de Oliveira, de 20 anos, que mora no Cruzeiro Novo, região próxima ao Plano Piloto.
A pesquisa do Inesc afirma que a falta de transporte público e preços altos para lazer afastam os moradores de regiões mais distantes do centro. Além disso, eles não conseguem compartilhar o que fazem com outros territórios.