Chuvas fortes no Acre afetam mais de 40 mil pessoas no estado

Publicado em 03/04/2023 - 16:47 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As fortes chuvas causam transtornos em Rio Branco e cidades do interior do Acre. Mais de 40 mil pessoas já foram atingidas pelas tempestades que caíram no estado nos últimos dias.

Nesse domingo (2), com o aumento do nível, as águas do Rio Acre avançaram por mais ruas dos bairros da capital.

Sete municípios e 27 comunidades rurais foram atingidos pelas cheias. Mais de 18 mil pessoas estão desalojadas e cerca de quatro mil seguem desabrigadas.

A funcionária pública Vera Fernandes e o marido, o aposentado Raimundo Nonato de Abreu, moram em Xapuri, a 190 quilômetros de Rio Branco. Vera conta que é a terceira vez que tem a casa inundada pelas chuvas.

"É muito difícil para a gente. A gente consegue as nossas coisas com muita dificuldade, e aí vem uma enchente dessa e a gente fica sem saber o que fazer. Só que dessa vez, agora, eu saí com tempo. Tirei minhas coisas, só deixei em casa uns guarda-roupas que não servem, mais porque é a segunda vez que pega alagação. E dessa vez, graças a Deus,o que eu perdi foi só uns guarda-roupas mesmo".

Raimundo Nonato dá detalhes sobre a situação na região.

"Aqui tem chovido bastante. O rio bastante cheio. Alagou, assim, um terço da cidade. E a situação está meio complicada aqui (...) no interior, o poder público é meio fraco. E então, não dá para dar assistência assim. (Dá para dar assistência de) pelo menos, o básico... metade da população, pelo menos. Agora, é reformar alguma casa que dá para reformar, pintar, ajeitar, e continuar a vida".

O governo federal anunciou repasse de R$ 8,7 milhões para assistência humanitária nos municípios atingidos por inundações. Desse total, foram liberados cerca de R$ 6 milhões para a cidade de Brasileia. Também devem receber recursos as cidades de Rio Branco, Epitaciolândia e de Xapuri.

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Educação

Estudantes se reúnem em Natal para Olimpíada de Matemática

Cento 65 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País se reúnem, a partir de hoje, em Natal. Durante quatro dias vão participar de gincanas, aulas e palestras, como parte do calendário da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Baixar arquivo
Economia

Como saber quando vou receber a restituição do Imposto de Renda?

Saiba qual é a ordem de restituição do Imposto de Renda 2024 e como saber quando a pessoa vai receber um valor da Receita Federal.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo