O Governo do Distrito Federal criou uma Área de Segurança Especial na região central de Brasília.
Com essa decisão, toda reunião de pessoas ou manifestação, no centro da capital federal, precisa ser comunicada com antecedência de cinco dias à Secretaria de Segurança Pública do DF.
A nova área de segurança abrange a Praça do Buriti, onde fica a sede do GDF, e segue pela Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes até os palácios da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais do presidente da República e do vice.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, realizar qualquer tipo de manifestação é um direito fundamental e está na Constituição Federal, e isso será garantido.
Segundo o secretário, a medida pretende proteger os prédios públicos e melhorar a organização das forças de segurança, para assegurar a ordem pública, a integridade dos manifestantes, do patrimônio público e garantir a mobilidade urbana.
A manifestação ou reunião pública só não ocorrerá nos casos em que houver conflito com outra reunião marcada para o mesmo dia e local, como já previsto na Constituição.