Levantamento mostra estereótipo mais comum em abordagens policiais

Publicado em 14/04/2023 - 16:02 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 16/04/2023 - 16:52

Um levantamento realizado pelo Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense aponta que há um estereótipo quanto a escolha de quem será abordado em operações policiais, sugerindo práticas de racismo. O estudo tem como foco o modelo de abordagem de proximidade com o cidadão da Operação Segurança Presente realizada no estado do Rio de Janeiro.

Durante a pesquisa, foram analisadas cerca de 1.200 abordagens. Os dados revelam que o meio de transporte utilizado pelas pessoas é um fator importante a ser considerado. Foi constatado que um percentual maior de pretos e pardos foi abordado quando andava a pé, 68%, em comparação com brancos na mesma situação, 40%. Uma quantidade maior de brancos, 50%, foi abordada quando andava de moto, em comparação com pretos e pardos, 24%.

Verônica Toste, professora da UFF e orientadora do estudo, explica o que isso significa. 

“O que que a gente pode deduzir um pouco daí né, é que o indivíduo preto ou pardo que está a pé, ele é abordado pela cor da pele. E o branco, ele costuma ser mais abordado quando está andando de moto e tal, ele não está visível, ele é abordado por estar de moto, não pela cor da sua pele”. 

O estudo é resultado da dissertação do Major da Polícia Militar Leonardo Hirakawa. Ele também destaca outra prática que pode apontar para racismo ou política de exclusão detectada no estudo. 

“Quando você tinha um sol que estimulasse a pessoa a ir à praia, o policiamento era colocado de forma que impedisse as pessoas de se deslocarem do transporte público, BRT, as linhas de ônibus, para que impedisse as pessoas de chegarem andando nas praias”.

Verônica Toste também ressalta que a pesquisa não aponta necessariamente para o racismo nos policiais, mas na Operação Segurança Presente.

“Muitos policiais são negros, muitos policiais não pretendem discriminar, não tem necessariamente uma atitude racista, em relação às pessoas negras, obviamente que outros têm né. Mas independentemente de como o policial se sente em relação a isso, o que o estudo explora, o funcionamento da Operação Segurança Presente gera o resultado racista”.

Ainda de acordo com o estudo, outro fator que corrobora a manutenção de práticas racistas é a alta demanda sobre o número de abordagens para que o policial seja mantido no posto. A partir dessa quantificação, é medida a eficiência do policial, que para atingir a meta acaba por abordar mais pretos, pardos e pobres, considerados com menor potencial para causar problemas para o policial.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo