Lítio da América Latina está na mira de interesses internacionais

O mineral é usado na indústria de fármacos, plásticos e baterias

Publicado em 17/04/2023 - 14:37 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A busca do lítio para abastecer a indústria de eletrônicos coloca a América Latina, mais uma vez, na mira de interesses internacionais pela extração do mineral. A avaliação é de especialistas em relações internacionais e em economia mineral.

O lítio é usado na indústria de fármacos, de plástico, mas principalmente na produção de baterias de celulares, computadores e até de carros elétricos. A participação do segmento de baterias chega a 75% da demanda. Isso coloca o lítio como uma matéria "crítica", estratégica para "energia limpa" nas próximas décadas.

A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que o crescimento de carros elétricos vai triplicar até 2030. As maiores produtoras de lítio do mundo, trabalham com taxas médias de crescimento, em torno de 20% ao ano.

Acontece que 60% das reservas mundiais do minério estão no chamado "Triângulo do Lítio", que abrange o norte do Chile, da Argentina e parte da Bolívia. Pelo fato da Bolívia, por exemplo, não ter tecnologia para extração, o país já abriu espaço para atuação de empresas chinesas.

De acordo com o professor de economia mineral e geologia econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Daniel Pasin, é necessário que os países discutam uma forma sustentável de extração, levando em conta a proteção do solo, das águas e também das populações. Ele explica que somente uma balança positiva gerada pela exportação de Lítio não significa o mesmo para a indústria nacional:

No Brasil, um decreto federal do ano passado abriu as operações de comércio exterior de lítio. Atualmente, são três as principais empresas do setor. De acordo com Carlos Potiara Castro, pós-doutor em Relações Internacionais e professor da Universidade do Pará, esse decreto foi estabelecido na contramão de medidas de proteção estratégicas tomadas por outros países latino-americanos.

A participação das reservas de lítio no Brasil, principalmente no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, tem sido revisada nos últimos anos. A descoberta de novas tecnologias de extração fez com que o país alcançasse 8% das reservas mundiais, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil. 

Edição: Ana Lúcia Caldas - Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

Rio Grande do Sul pode ter rajadas de ventos de até 100 km/h

As chuvas devem dar trégua a partir desta quarta-feira (29).

Baixar arquivo
Justiça

STF autoriza depoimento de Rivaldo Barbosa no caso Marielle

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou o depoimento do delegado e ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, investigado por envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco.  

Baixar arquivo
Saúde

Hoje é Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Dados da ONU apontam a necessidade de alerta. Eles mostram que a cada dois minutos, uma gestante morre no mundo durante a gravidez ou o parto. Entre as complicações enfrentadas por elas estão as causas hipertensivas, como explica Sandra Fonseca, médica e professora da Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Esportes

NBB: Franca enfrenta o Flamengo no Maracanãzinho

A equipe comandada por Hélio Rubens, o Helinho, fechou a série contra o Minas vencendo por 3 a 2. A equipe do interior de São Paulo vai em busca do tricampeonato.

Baixar arquivo
Geral

Empresas vão doar 2 milhões de quilos de carne ao RS

A promessa foi feita por empresários do setor de proteína animal em reunião, nessa segunda-feira (27), com o presidente Lula e o do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em Brasília.

Baixar arquivo
Internacional

Organização para Libertação da Palestina completa seis décadas

Há exatos 60 anos, em 28 de maio de 1964, foi criada a Organização para Libertação da Palestina, uma data histórica para o cenário geopolítico do Oriente Médio.

Baixar arquivo