Lula faz balanço dos 100 dias de governo e anuncia mais medidas

Novo PAC e programa Desenrola estão previstos para este ano

Publicado em 10/04/2023 - 16:28 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Até o início de maio, a lista com as principais iniciativas do Novo Programa de Investimentos Estratégicos e Infraestrutura, o novo PAC, deve ser anunciada. É o que disse nesta segunda-feira, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante reunião ministerial para celebrar os 100 primeiros dias de seu terceiro mandato.

"Até o início de maio, anunciaremos a lista definitiva de empreendimentos dos mecanismos, que farão com que eles saiam rapidamente do papel, e gerem os milhões de empregos que todos nós sonhamos. Articularemos, ainda com mais eficiência, os investimentos públicos e privados, e o financiamento dos bancos oficiais contará com seis eixos: transportes, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade, infraestrutura urbana, água para todos e transição energética".

O presidente Lula destacou, entre as ações econômicas, o novo marco fiscal, elaborado pela equipe da Fazenda, que deve ser encaminhado na próxima semana ao Congresso Nacional. Lula se disse otimista com a aprovação do texto pelos parlamentares.

O presidente também voltou a criticar a taxa de juros básica da economia, mantida em 13,75% pelo Banco Central - que segundo Lula, é muito alta e não valoriza os mais pobres.

O presidente fez críticas às pessoas que não têm compromisso com a democracia e com o pacto coletivo da vacinação. Por isso, anunciou que vai exigir comprovante de imunização nas dependências da sede do governo.

"Vou tomar uma decisão: que neste Palácio, não trabalhará ninguém que não tenha cartão de vacina deste país. Porque isso vale inclusive para as audiências que eu vou dar. É exigir cartão de vacina para as pessoas aprenderem a, se não se respeitar, respeitar os outros. Porque a pessoa pode até querer ter o direito de ficar doente, mas ele não tem o direito de transmitir a sua doença para outra pessoa".

Lula também mencionou inciativas sociais, como o combate à violência de gênero e ao extermínio da juventude negra nas periferias. Disse ainda que a Câmara Interministerial, composta por 24 ministérios, vai elaborar ações integradas para tirar o Brasil do mapa da fome.

Diante dos 37 ministros e ministras, Lula também anunciou que, ainda este ano, vai lançar o programa Desenrola, para a renegociação de dívidas dos consumidores. Outro destaque citado foi a criação do Ministério dos Povos Indígenas e as ações de assistência contra a crise humanitária dos Yanomami.

De acordo com o governo federal, nesses 100 primeiros dias, cerca de 250 ações e políticas públicas foram implementadas, entre elas, a volta do Bolsa Família, com acréscimo de renda; o programa Mais Médicos e o Minha Casa Minha Vida, que vai contratar, segundo Lula, dois milhões de moradias.

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Associação de mercados informa que abastecimento de arroz está regular

Mercados pedem que consumidores não façam estoque de arroz em casa. A Associação Brasileira de Supermercados informa que o abastecimento está normalizado no país e recomenda que os consumidores não acumulem o produto para que todos possam comprar.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas atingem o Maranhão, provocam cheias e afetam 3.940 famílias

As fortes chuvas que atingem o estado desde o mês de abril têm provocado cheia em alguns rios.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio aceita denúncia contra tutores de cães da raça pitbull

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou denúncia do Ministério Público contra os três tutores dos cães da raça pitbull, que atacaram a escritora Roseana Murray no mês passado, em Saquarema, na Região dos Lagos. Durante o ataque, ela perdeu uma orelha e um braço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Com previsão de chuvas, RS emite alerta para rompimento de 6 barragens

As tempestades e as fortes chuvas devem voltar a atingir o Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina a partir desta sexta-feira e no fim de semana. 

Baixar arquivo
Geral

Governador gaúcho pede que a população deixe áreas de risco

Prestes a completar 200 anos, o município São Leopoldo ficou submerso e isolado. Outro município, Eldorado do Sul foi completamente alagado. 

Baixar arquivo
Geral

PRF pede para evitar deslocamentos para o Rio Grande do Sul

A prioridade deve ser para os veículos de resgate, viaturas policiais, forças armadas e caminhões com doações e suprimentos. 

Baixar arquivo