logo Radioagência Nacional
Geral

PF prende grupo acusado de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

Baixar
Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional
12/04/2023 - 11:34
Brasília

Em uma ação simultânea em pelo menos dez estados, a Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (12), 33 mandados de prisão; e 49 de busca e apreensão. A operação, que ganhou o nome de Macth Point, foi para desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. 

De acordo com a Polícia, o grupo criminoso teria ramificações em vários estados. Em especial, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte. 

Durante as investigações, ocorreram sete prisões em flagrante; e foram apreendidos 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk, é uma droga mais potente que a maconha. 

Também foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, o sequestro de 57 imóveis, além de diversos carros de luxo e até de embarcações.  

Somado tudo isso,  os bens bloqueados dos suspeitos podem superar R$ 150 milhões. 

As penas para os crimes, como lavagem e ocultação de bens e tráfico internacional de drogas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão. 

A suspeita é de que um dos líderes da organização seja um islandês que mora no Brasil, e já havia sido investigado pela Polícia Federal e pela polícia da Islândia. 

Por isso, para efetuar a ação desta quarta, a PF contou com ajuda internacional da Itália, por meio da Interpol, e da Islândia, em coordenação com a Europol, a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial.  

A Polícia da Islândia teve autorização judicial para acompanhar a ação desta quarta. 

 

x