Inscrições para eleição de conselheiros tutelares terminam nesta sexta

Publicado em 11/05/2023 - 17:35 Por Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro

Termina nesta sexta-feira (12), o período de inscrição para as eleições de conselheiros tutelares no Rio de Janeiro, mas o número de candidatos ficou abaixo do ideal em sete dos 19 conselhos.

Como dez pessoas serão eleitas em cada região, cinco titulares e cinco suplentes, a quantia considerada almejada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é de, pelo menos, 30 candidatos.

No entanto, nesses locais os inscritos ficaram próximos de 20. As eleições serão realizadas no dia 1º de outubro e todos os eleitores da cidade estão aptos a votar em dois candidatos inscritos para a região onde mora.

No total, 190 conselheiros serão eleitos. A coordenadora da Comissão Especial das Eleições dos Conselhos Tutelares, Patrícia Koda, reforça a importância desses profissionais para proteção das crianças e adolescentes.

Alguns aspectos são pré-requisitos para se tornar conselheiro como, por exemplo, ser maior de 21 anos, ter ensino médio completo ou grau de escolaridade equivalente e comprovar a atuação profissional de, no mínimo, dois anos com crianças ou adolescentes.

De acordo com o cronograma do Conselho, a listagem com os candidatos aptos e será divulgada no dia 19 de maio. Com possibilidades de recursos até o dia 25 desse mês.

Atualmente o salário de um conselheiro tutelar eleito e empossado é de cerca de R$ 4.500.

 

* Com supervisão de Tâmara Freire.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo
Geral

Venda de álcool líquido 70% está proibida a partir de amanhã (30)

O álcool líquido 70% já havia sido proibido em 2002, por causa dos acidentes domésticos. A Anvisa havia, no entanto, permitido a venda para o público geral por causa da pandemia de covid-19. Mas esse prazo terminou no dia 31 de dezembro do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra quase 4 milhões de casos de dengue

Os casos continuam subindo e o país está prestes a bater o recorde histórico de dengue, com 3.921 milhões de registros da doença.

Baixar arquivo
Política

CPI das Apostas Esportivas ouve representantes da CBF hoje

O Senado ouve na tarde desta terça-feira (29) o diretor de Governança e Conformidade, Hélio Santos Menezes Júnior e o oficial de Integridade da CBF, Eduardo Gussem.

Baixar arquivo
Saúde

Justiça restabelece norma do CFM que proíbe assistolia fetal

A determinação do Conselho, publicada no início de abril, proíbe médicos de realizarem a assistolia fetal, procedimento usado nos casos de aborto como estupro, em gestantes com mais de 22 semanas de gravidez.  

Baixar arquivo
Economia

Aneel mantém bandeira tarifária verde para maio

Por causa das condições favoráveis de geração de energia, a bandeira tarifária deve permanecer verde até dezembro. Há 25 meses, o preço da conta não sobe no país. Por causa do fim da escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. 

Baixar arquivo