Lula assina projeto de lei para combater crimes contra a democracia

Publicado em 21/07/2023 - 18:35 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (21) dois projetos de lei pra endurecer o combate a crimes contra a democracia, como aqueles do dia 8 de janeiro em Brasília. As propostas foram chamadas de Pacote da Democracia.

Em um dos projetos, o governo propõe a alteração do código penal para aumentar multas e penas pros crimes de incitação, liderança e financiamento a atos contra o Estado Democrático de Direito. Pela proposta, quem liderar ou organizar atos antidemocráticos pode pegar de 6 a 12 anos de prisão.

A mesma pena vai valer pra quem atentar contra a integridade física e a liberdade dos presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e contra os ministros do Supremo Tribunal Federal. Mas, se o atentado for contra a vida dessas autoridades, a pena pode ser de 20 a 40 anos de prisão. E quem financiar atos antidemocráticos, pode pegar de 8 a 20 anos de reclusão.

O outro projeto quer alterar o código de processo penal para facilitar a apreensão de bens e o bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros, nos casos de crimes contra o estado democrático de direito. Com a mudança, essas medidas podem ser tomadas contra o investigado ou o acusado em qualquer fase do processo, e mesmo antes da denúncia ou da queixa.

Além disso, a apreensão e os bloqueios poderão ser decretados pelo juiz por iniciativa própria, a pedido do ministério público, a pedido da União, se houver prejuízo ao patrimônio público, e pela polícia, desde que o Ministério Público seja ouvido.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o objetivo dos projetos é individualizar de forma proporcional à gravidade das condutas.

Os dois projetos do Pacote da Democracia vão ser apresentados ao Congresso Nacional pra discussão, possíveis melhorias e aprovação.

 

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Há 150 anos, Brasil recebia primeiro cabo de telégrafo transatlântico

Em 2024, o Brasil celebra os 150 anos de três datas importantes para a evolução das comunicações no país, em especial o jornalismo de agências.

Baixar arquivo
Cultura

Clube da Esquina é escolhido nono melhor álbum de todos os tempos

A escolha é de especialistas da revista Paste, dos Estados Unidos. “50 anos depois, o álbum ser reverenciado e ser referência para várias pessoas, não só no Brasil, como no mundo, é motivo de muito orgulho”, disse o cantor e compositor, Lô Borges, à Rádio Nacional.

Baixar arquivo
Educação

Milhares de alunos continuam fora das escolas no Rio Grande do Sul

Na rede estadual, 27 escolas seguem fechadas e mais de 8.400 estudantes estão sem aulas. Na rede municipal de Porto Alegre são 7 mil alunos sem aulas e 14 escolas ainda sem condições de uso devido aos alagamentos.

Baixar arquivo
Política

Lula afirma que está perto de um acordo com quilombolas de Alcântara

A cidade vive uma disputa com o governo, por causa da expansão da Base Espacial, que fica na região. O presidente foi ao Maranhão anunciar uma série de investimentos. Em entrevista, ele defendeu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF vai investigar incêndio no Parque Nacional do Itatiaia

Foram feitas 20 representações que levaram à abertura do procedimento, que deve ser concluído em até 30 dias. Estão sendo colhidas informações iniciais para justificar a instalação de investigações tanto na esfera cível quanto criminal.

Baixar arquivo
Cultura

Machado de Assis, 185 anos e cada vez mais atual

“A cada momento, a cada leitura, ele parece estar escrevendo para nós. Para pessoas que surgem depois do desaparecimento físico do autor”, afirma Antonio Carlos Secchin, atual ocupante da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras, que foi fundada por Machado de Assis.

Baixar arquivo