Lula sanciona lei de igualdade salarial entre homens e mulheres

Publicado em 03/07/2023 - 21:16 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula sancionou, na tarde desta segunda-feira (3), a lei que visa garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens no exercício da mesma função ou por trabalho de igual valor.

De autoria da Presidência da República, a medida altera a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, para definir que a igualdade salarial será obrigatória. Para isso, estabelece mecanismos de transparência e de remuneração a serem seguidos pelas empresas, o aumento da fiscalização e aplicação de sanções administrativas.

Durante cerimônia, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que a nova lei é fruto da luta histórica por igualdade de oportunidades.

A lei da igualdade salarial altera a multa prevista na CLT para que corresponda a dez vezes o valor do salário devido à funcionária discriminada. Além disso, obriga a publicação semestral de relatórios de transparência salarial pelas empresas com 100 ou mais empregados, bem como a obrigação de fornecer dados estatísticos sobre outras possíveis desigualdades decorrentes de raça, etnia, origem ou idade.

A ministra Cida Gonçalves afirmou ainda que a legislação representa uma mudança de cultura e traz amplos benefícios sociais para as mulheres.

Ao lado de ministros e da primeira-dama, Janja da Silva, o presidente Lula afirmou que está comprometido com o cumprimento da lei de igualdade salarial.

Lula ainda sancionou outros dois projetos de lei antes de embarcar para Argentina, onde assume a presidência temporária do Mercosul.

Um deles altera o Programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, para ampliar a medida a esportistas gestantes ou mães de recém-nascidos. O outro altera o Estatuto da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, para incluir o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação como infrações ético-disciplinares.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em um ano, desmatamento cresce 3% no Cerrado e devasta 11 mil km

Os dados são do Prodes e foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Meio Ambiente. Mais de 60% desse desmatamento foi em áreas particulares. 

Baixar arquivo
Saúde

Mulheres ganham direito a um acompanhante durante consultas médicas

A partir de agora, todas as mulheres passam a ter direito a um acompanhante durante as consultas médicas, exames e procedimentos que forem realizados em unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça bloqueia R$ 400 milhões de empresas envolvidas em pirâmide

Os criminosos operavam uma distribuidora de títulos e valores mobiliários, captando recursos da ordem de mais de R$1 bilhão, de aproximadamente 7 mil investidores de 17 estados brasileiros e do exterior.

Baixar arquivo
Segurança

Operação busca desarticular esquema de fraudes bancárias em 10 estados

As investigações têm como alvos pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos e golpes e fraudes contra clientes bancários. Essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Baixar arquivo
Geral

Greve de trens e metrô em SP muda rotina da cidade

Diversas linhas de trem e metro estão funcionando de forma parcial e com maior tempo de intervalo entre as estações. No centro da capital paulista, pouca gente nas ruas.

Baixar arquivo
Geral

Dezembro terá mais calor e desequilíbrio de chuvas pelo Brasil

A temperatura no país em dezembro deve ser, em média, muito alta. Isso porque o fenômeno El Niño estará no auge de atividade. A população sentirá mais calor nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Baixar arquivo