O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou nesta terça-feira (22) que o governo federal pretende regulamentar o setor de passagens por milhagem.
O objetivo é cobrar mais transparência, e assim, prevenir novos problemas, como o da empresa 123 Milhas, que terá de explicar à Secretaria Nacional do Consumidor os motivos que a levaram a cancelar pacotes de viagem e a emissão de passagens com embarque previsto entre setembro e dezembro.
A afirmação foi feita durante a participação do ministro na abertura da Navalshore 2023, - Feira e Conferência da Indústria Marítima.
Márcio França vê o programa do governo Voa Brasil como um possível concorrente da 123 Milhas. A ideia é oferecer passagens aéreas durante a baixa temporada por até R$ 200 para pessoas que estiverem há, pelo menos, um ano sem voar ou que nunca tenham viajado de avião. A previsão é que o programa comece até setembro.
O ministro também falou sobre uma possível troca em seu ministério, que pode acontecer caso a reforma ministerial anunciada pelo governo se confirme. Sobre as previsões para o setor marítimo, Márcio França avalia que as perspectivas para os próximos anos são positivas.
O setor naval conta com os recursos oriundos dos planos de investimento da Petrobras, cujo Plano Estratégico 2023-2027 prevê a injeção de U$ 78 bilhões, para colocar em operação 14 novas plataformas nos próximos cinco anos. O objetivo é ampliar em 15% o volume de investimentos ao longo dos próximos cinco anos, além de injetar cerca de U$ 20 bilhões em novos afretamentos de plataformas.
A Navalshore acontece de 22 a 24 de agosto, no Expomag, no centro do Rio de Janeiro. É o principal encontro entre indústria marítima, estaleiros, fabricantes e fornecedores do mercado.
![Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil Teste rápido para HIV/AIDS.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Palácio do Planalto em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 14/01/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de lançamento do programa Mais Professores, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pixabay Fake News; Notícia Falsa; Celular; Notebook; Computador; Notícia - Nova onda de fake news no Brasil influencia a guerra digital. Foto: Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasília Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)