"Você tem fome e sede de quê?”. Esse é o lema do tradicional Grito dos Excluídos e Excluídas, que está em sua edição de número 29.
Neste ano, os temas são superação da fome, acesso à água e justiça social.
Ao longo da Semana da Pátria, diversas manifestações acontecem pelo país, para discutir problemas que afetam os mais vulneráveis.
E, no feriado de 7 de Setembro, vão acontecer atos públicos, caminhadas e mobilizações populares.
Segundo Daiane Hohn, da Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas, são 29 anos que o Grito tem sido o lugar das vozes e das lutas das pessoas empobrecidas, invisibilizadas e silenciadas. Ela destaca algumas pautas do movimento.
A ideia é chamar a atenção sobre as mudanças que precisam ser feitas no país, como explica Dom Valdeci, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O tema permanente do Grito é “Vida em Primeiro Lugar!”. O lema anual dialoga com a Campanha da Fraternidade, a conjuntura política, social e econômica, além da luta dos movimentos sociais.
![Arte Petrobras/Divulgação Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004
Arte Petrobras/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Linhas de transmissão de energia, energia elétrica.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Agência Brasil 30 Anos - Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas da cidade](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)