Greve de trens e metrô em SP muda rotina da cidade

Publicado em 28/11/2023 - 15:57 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A greve unificada de trabalhadores de trem, metrô, do saneamento básico, além de professores da rede estadual mudou a rotina de muita gente nesta terça feira (28).

Às 10 horas da manhã, mais de 50% das vias monitoradas pela CET estavam congestionadas.  

O provão paulista, prova que avalia a qualidade de ensino da rede estadual, que seria hoje, foi adiado para amanhã.  

Diversas linhas de trem e metro estão funcionando de forma parcial e com maior tempo de intervalo entre as estações. 

No centro da capital paulista, pouca gente nas ruas. Porque as pessoas se programaram para não sair de sua casa ou não porque conseguiram chegar.  

Lembrando que o governo do estado e a prefeitura decretaram ponto facultativo nesta terça, e muitos órgãos e secretarias ficam aqui no centro da capital. 

O ambulante Fernando Medina, que costuma trabalhar na frente da estação Santa Cecilia, no centro de São Paulo, reclamou do baixo movimento na manhã desta terça. 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que a greve não tem pauta trabalhista e que irá prosseguir com os processos de privatizações

No entanto, o diretor do sindicato dos metroviários Dagnaldo Gonçalves, falou que as privatizações envolvem perda de direitos por parte dos trabalhadores, demissões, além da piora na qualidade do serviço prestado à população.

À tarde está prevista uma manifestação das diversas categorias de trabalhadores em greve na frente da Assembleia Legislativa de São Paulo, como forma de pressionar os deputados estaduais a revogarem o processo de privatização da Sabesp e das linhas de trem e metrô; além de derrubarem a proposta de diminuição na verba da educação proposta pelo governo do estado. 

 

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo