A população de vários municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda está tentando se recuperar dos estragos causados pelas tempestades do último fim de semana. Mas, os estados seguem sob alerta de fortes chuvas e aviso de perigo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Nesta quarta-feira (22), o volume de chuvas pode chegar a 100 milímetros, com ventos intensos, de até 100 km/h .E a Defesa Civil alerta para a alta possibilidade de enxurradas, alagamentos e inundações no noroeste, sudoeste e centro do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre.
Na cidade de Gramado, na serra gaúcha, bairros inteiros precisaram ser evacuados nesta semana, devido a enormes rachaduras que surgiram no solo, depois das últimas chuvas. Está sendo investigado se a fenda aberta no solo tem relação direta com os temporais.
Estradas também foram afetadas, e há interdição total em quatro pontos da BR 116, uma das principais vias de ligação entre o Rio Grande do Sul e os outros estados da região.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil também prevê temporais nesta quarta e quinta-feira que podem causar alagamentos, deslizamentos, enxurradas e destelhamentos, principalmente no oeste do estado, onde pode chover entre 70 e 130 milímetros.
Também é alto o risco de inundações nas regiões do Vale do Itajaí e Planalto Sul. 11 prefeituras catarinenses decretaram estado de calamidade pública. Duas pessoas morreram desde a segunda-feira, no estado, em consequência das fortes chuvas e quase 6 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e buscar abrigo público.