Faltam poucos dias para o Natal e muita gente não vê a hora de confraternizar com a família e amigos. Algumas pessoas, no entanto, ficam preocupadas em como vão resistir à comilança durante a ceia.
Mas a cardiologista nutróloga Maria Fernanda Neves afirma que esse é um momento para comer sem culpa o que se gosta e aproveitar a confraternização. A chave, segundo ela, está na moderação e sempre fazer um prato equilibrado com salada, proteína e carboidrato, com direito a sobremesa.
A médica destaca ainda que esses encontros de família sempre geram algum grau de ansiedade e desconforto pela expectativa do que os parentes vão falar sobre o seu peso ou até mesmo o seu corpo. E que por isso é importante que as pessoas mantenham uma etiqueta nos comentários sobre a aparência. Alguns deles podem ser gatilhos para pessoas com transtornos alimentares.
A especialista ainda deu outras dicas para aproveitar a confraternização sem culpa. É importante manter a hidratação, intercalando a bebida alcoólica com água. Não é preciso comer todas as opções da ceia. Basta escolher os alimentos prediletos e se deliciar com eles. E aquela história de não comer durante o dia para poder aproveitar mais tarde não é uma boa ideia. É importante manter a rotina de alimentação com café da manhã, almoço e lanche, incluindo proteínas em todas as refeições.