Fim de ano movimentado nos aeroportos do Rio de Janeiro. No Santos Dumont são esperados, do dia 16 de dezembro até 3 de janeiro, pouco mais de 337 mil passageiros, com 3.155 voos programados. Apesar de elevados, os números são 42% menores do que os registrados no período anterior.
A partir de janeiro do ano que vem, começarão a valer as restrições às operações do aeroporto, com limite de 6,5 milhões de passageiros por ano, mas as companhias aéreas já começaram a redirecionar parte de seus voos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim.
No terminal mais conhecido como Galeão, a movimentação esperada é de 530 mil passageiros para as celebrações de Natal de Ano Novo, 86% a mais que no mesmo período do ano passado. Estão previstos mais de 2,4 mil voos domésticos e 1.022 internacionais.
E as pessoas que vão viajar contarão com uma atração musical especial. No embarque internacional, um dueto de piano e voz canta bossa nova com mistura de clássicos internacionais. Já no embarque doméstico, serão apresentados sucessos da MPB, samba, chorinho e bossa nova.
Mas muitas pessoas também deixarão o Rio de Janeiro pelas estradas. Na Rodoviária do Rio, a previsão para o período de festas de fim de ano é de um movimento de mais de 600 mil pessoas, que viajarão principalmente para destinos nacionais.
Esta sexta-feira é o dia com maior número de saídas, alcançando mais de 38 mil pessoas, viajando principalmente para cidades turísticas do estado do Rio e regiões de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Durante o período natalino, um Papai Noel ficará no lobby do terminal, em um espaço onde os passageiros poderão tirar fotos.