Petrobras envia sonda para retomar exploração na Margem Equatorial

Publicado em 06/12/2023 - 13:13 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um navio-sonda foi enviado pela Petrobras nesta terça-feira (5) para retomar a exploração da Margem Equatorial brasileira. A embarcação perfurará o poço de Pitú Oeste, na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.

A previsão é de que o trabalho comece ainda este mês, e dure de três a cinco meses. O anúncio do envio foi feito nesta quarta-feira (6) pela estatal.

A Margem Equatorial abrange cinco bacias em alto mar, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, entre elas: a Bacia da Foz do Amazonas, no litoral do Amapá, cuja licença para prospecção marítima foi negada em maio deste ano e gerou os debates públicos sobre a exploração da região.

Na ocasião, o Ibama alegou que a decisão foi tomada "em função do conjunto de inconsistências técnicas" para operação segura e nova área exploratória. Apesar de serem alto mar, a área da Região Amazônica é considerada de extrema sensibilidade socioambiental.

Já autorização para perfurar poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar foi concedida pelo Ibama em outubro. A Petrobras informou que pretende em seguida perfurar o poço Anhangá, na mesma bacia.

Em nota, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, disse que de 2024 a 2028 estão previstos investimentos de 3,1 bilhões de dólares em atividades exploratórias da margem.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo