STF retoma julgamento sobre regulamentação da licença-paternidade

Publicado em 14/12/2023 - 09:13 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal deve retomar nesta quinta-feira (14) o julgamento de uma eventual omissão do Congresso Nacional em regulamentar a licença-paternidade. Já são dois votos a favor para dar 18 meses para os parlamentares criarem uma lei sobre o assunto.

O primeiro voto foi o do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que afirmou que a falta de regulamentação da licença produz impactos negativos sobre a igualdade de gênero e para a formação dos filhos. O voto dele foi seguido pelo ministro Edson Fachin.

Caso a lei não seja editada no prazo de 18 meses, Barroso propôs que a licença-paternidade seja equiparada à licença-maternidade, que dura 120 dias.

A ação foi proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. A entidade alega que, apesar de a Constituição de 1988 ter previsto o direito à licença-paternidade, a medida nunca foi regulamentada em lei própria.

Por isso, ainda vale a licença de cinco dias prevista na CLT e no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Memória deixada por Ziraldo vai além dos traços e personagens

Ziraldo, só o nome, sem sobrenome. Assim era a assinatura de um dos principais chargistas da história do país. Sua popularidade ia além das obras infantis, que marcam gerações.

Baixar arquivo
Geral

Sangria do Gargalheiras comove moradores e turistas em Acari (RN)

O final de semana registrou congestionamento inédito nas vias que dão acesso ao açude. Centenas de veículos levavam turistas que queriam ver de perto o "véu de noiva" formado pela água transbordando, pela primeira vez, em 13 anos. Cheia vai permitir que não haja risco de colapso de abastecimento nos próximos três anos em Acari e em Currais Novos.

Baixar arquivo
Geral

STF derruba exigência de licença ambiental para estações de celular

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que a exigência do governo do Estado da Bahia de licença ambiental para a instalação de Estações Rádio-Base de Telefonia Celular (ERBs) é inconstitucional.

Baixar arquivo
Cultura

Ziraldo incentivava crianças a desenvolverem o hábito da leitura

De 2009 a 2016, o artista apresentou o programa ABZ do Ziraldo, na TV Brasil, emissora da EBC, Empresa Brasil de Comunicação,  que era dedicado para crianças e adolescentes com o objetivo de desenvolverem o gosto pelos livros.

Baixar arquivo
Política

Pacheco se reúne com governo para tratar da desoneração dos municípios

O presidente do Senado se reúne nesta segunda-feira (8) com os líderes Jacques Wagner e Randolfe Rodrigues, além do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha para discutir desoneração dos municípios.

Baixar arquivo
Geral

Monica Benicio lança livro que detalha relação com Marielle Franco

O livro, Marielle & Mônica: uma história de amor e luta, da Editora Rosa dos Ventos, vai ser lançado no próximo sábado, dia 13, na livraria Folha Seca, no centro do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo