Falta de manutenção no sistema de drenagem causou inundação na Baixada

Publicado em 18/01/2024 - 22:26 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A falta de manutenção no sistema de drenagem dos rios que cortam a Baixada Fluminense foi uma das principais razões para os alagamentos da região após o temporal do último fim de semana. Segundo o professor de Hidrologia da Coppe/UFRJ, Paulo Canedo, esse sistema que foi estruturado justamente para proteger a Baixada dessas ocorrências não passa por manutenção há pelos menos 10 anos.

O especialista também considera outros fatores, como o acúmulo de lixo e o volume grande de chuva durante um longo período. No entanto, segundo Canedo, se o sistema estivesse funcionando corretamente, os estragos seriam muito menores.   

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirma que a Baixada Fluminense está situada abaixo do nível do mar e que, por isso, pode sofrer com inundações, quando há um aumento excessivo do nível da água da baía de Guanabara. O Instituto informou que instalou três bombas no bairro do Pilar, em Duque de Caxias, para ajudar a extravasar a água acumulada.  

Na avaliação de Paulo Canedo, o fato de se tratar de uma região de baixada não deve justificar a inundação que ocorreu.  

Paulo Canedo é um dos autores do Projeto Iguaçu, elaborado entres os anos de 2005 e 2006 pela Coppe em cooperação com o governo fluminense, para solucionar o problema das enchentes na região.  

O projeto previa a recuperação ambiental das bacias da Baixada e da zona oeste do Rio de Janeiro, envolvendo os rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, para controlar as constantes inundações. Ele foi implementado em sua primeira etapa com recursos do governo estadual e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.  

Segundo Canedo, sua implantação total era prevista para ocorrer em longo prazo mas as crises por quais o Brasil e o estado do Rio passaram impediram a continuidade das obras.    

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou em nota, que a continuidade do Projeto Iguaçu está em fase licitatória do financiamento pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano. E que o Governo do Estado também trabalha para que a ação receba reforço no financiamento por meio do PAC. 

* Com informações de Alana Gandra, da Agência Brasil.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Esportes

Série B: Vila Nova joga contra Ceará; Sport encara o Paysandu

O Ceará está de olho no G4 e o Vila Nova busca a regularidade na competição. Já o Sport quer retornar ao grupo dos quatro melhores e o Paysandu tenta fugir do rebaixamento. 

Baixar arquivo
Economia

Ministro da Fazenda negocia MP que retringe desonerações fiscais

A medida provisória  precisa ser analisada pelos parlamentares em 60 dias. Haddad diz que a restrição nas compensações do PIS/Cofins não tem efeito inflacionário. Bancada Ruralista discorda. 

Baixar arquivo
Internacional

Direita avança no Parlamento Europeu

Eleitores dos países que integram a União Europeia definiram seus representantes. O Partido Popular Europeu, de centro-direita, foi o mais votado e cresceu em número de assentos. Maior reviravolta foi na França, em que o partido da ultranacionalista Marine Le Pen, ficou com 32% dos votos.

Baixar arquivo
Educação

Justiça do Rio mantém prisão de professora por injúria racial

Foi mantida a prisão da professora Cristiani Bispo Valeriano, acusada de crime de injúria racial contra uma aluna na Escola Municipal Estados Unidos, no Catumbi, região central do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na última sexta-feira (7).

Baixar arquivo
Educação

Greve de professores: Lula manifesta preocupação com a falta de aulas

A reitora da UnB e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Márcia Abrahão Moura, defendeu a pauta dos docentes durante anúncio do governo de investimento nas universidades. 

Baixar arquivo
Educação

Novo PAC: instituições de ensino federais vão receber R$ 5,5 bilhões

O ministro da Educação, Camilo Santana, também citou novos recursos para recompor o orçamento das universidades: R$ 400 milhões.

Baixar arquivo