Maceió: ruas começam a ser fechadas por afundamento do solo

Publicado em 05/02/2024 - 13:26 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

As ruas localizadas em toda a área afetada pelo afundamento do solo em Maceió, Alagoas, começaram a ser fechadas nesta segunda-feira (5). Na nova área bloqueada para circulação de carros, o cenário é de ruas desertas e casas abandonadas, com tijolos tampando portas e janelas.

Essa nova área proibida tem basicamente três acessos ainda abertos, onde são permitidos apenas condutores que quiserem evitar o fluxo de veículos no entorno. Muitas dessas ruas estão cercadas por placas de metal, com comércio e construções abandonadas.

Layanne Azevedo é proprietária de um salão de beleza, ainda aberto, na Av. Comendador Francisco de Amorim Leão, uma das poucas vias que continuarão acessíveis no bairro do Pinheiro.

Layanne diz que não recebeu nenhuma notificação desde o início da crise.

O bloqueio de trânsito foi solicitado pela Defesa Civil de Maceió para evitar acessos indevidos à área. A região está sendo monitorada 24 horas, junto com uma empresa terceirizada, contratada pela Braskem, explicou o coordenador-geral da defesa civil de Maceió, Abelardo Nobre.

O fechamento total das vias, com tapumes, em mais de 60 bloqueios, deve ser concluído em até 40 dias.

Na semana passada, um parecer técnico da Agência Nacional de Mineração não descartou a possibilidade de novos desmoronamentos na área de extração de sal-gema.

Segundo a Braskem, cerca de 40 mil pessoas foram preventivamente realocadas das áreas de risco, dentro de um Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, que consta em um acordo assinado com autoridades. A extração de sal foi encerrada há quase 5 anos. As demolições dos imóveis em todos os trechos desocupados já passam de 40%.

Solicitamos à Defesa Civil, um posicionamento quanto à reclamação dos comerciantes das vias que continuarão abertas no bairro Pinheiro. Ainda sem resposta.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Dupla brasileira de vôlei de praia conquista vitória no Elite 16

Tâmela e Vitória, venceu a dupla italiana Gottardi e Menegatti por 2 sets a 0, com parciais de 21-19 e 21-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF quer solução para navios abandonados na Baía de Guanabara

Instituição considera que há grave crise ambiental e de segurança. De acordo com mapeamento da Universidade Federal Fluminense, 61 cascos estão esquecidos nas águas da Baía.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

PF abre 31 inquéritos sobre incêndios no país

A Polícia Federal abriu 31 inquéritos para investigar suspeitas de incêndios criminosos no país.

Baixar arquivo
Cultura

Revitalização do Theatro Municipal do Rio de Janeiro será ampliada

O espaço vai ganhar novas melhorias, orçadas em R$ 11 milhões, que virão da Política Nacional Aldir Blanc, de Fomento à Cultura.

Baixar arquivo
Saúde

Com alta de incêndios, população deve se proteger dos riscos da fumaça

Entre as recomendações está permanecer dentro de casa, em local ventilado, e aumentar a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil recebe jovens de 53 países na Olimpíada de Astronomia

A competição segue até o próximo dia 27 nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro. A sustentabilidade é o tema central do encontro. 

Baixar arquivo