Apagão atinge região central da capital paulista

Publicado em 19/03/2024 - 16:56 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O apagão que afetou a região central da cidade de São Paulo desde as 10 horas de segunda-feira (18), ainda não estava totalmente solucionado no início da manhã desta terça.

Diversas áreas do centro paulistano ficaram totalmente sem eletricidade. Cerca de 35 mil pessoas foram atingidas. O comércio também sofreu os efeitos, com perda de alimentos que precisam de refrigeração. Hospitais da região, como o Santa Isabel e a Santa Casa, tiveram que acionar geradores a diesel para funcionar apenas de forma emergencial.

Sem elevadores, até idosos tiveram que usar as escadas para chegarem aos apartamentos. Semáforos ficaram inativos em ruas do centro.

A energia voltou à noite, mas apenas parcialmente. 

Em nota, a concessionária Enel informou que a energia seria reestabelecida em toda a região ainda pela manhã. O que foi confirmado. 

A empresa alegou que o motivo do apagão foi uma escavação realizada pela Sabesp, a Companhia Paulista de Saneamento, que teria atingido acidentalmente cabos da rede elétrica subterrânea.

Já a Sabesp, também em nota, negou que a obra tenha atingido a rede elétrica, mas que estava investigando a situação.

Nesta terça, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou ofício à ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica, determinando imediata apuração dos fatos, e também a responsabilização e punição da concessionária, que vem apresentando histórico de problemas na prestação do serviço. O ministro convocou, ainda, o presidente da Enel para mais esclarecimentos.

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo