O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro comunicou a morte do estudante Matheus Cardoso. Matheus foi baleado no último dia 22 em um confronto durante perseguição policial nos arredores da Instituiçao, no bairro Maracanã, na capital fluminense.
O estudante voltava da aula quando foi atingido. Ele foi socorrido ao hospital e faleceu nessa terça-feira (6). Segundo o Cefet/RJ, Matheus era aluno do curso técnico subsequente em Administração.
Na nota, a instituição lamentou o que chamou de fatalidade e enviou sentimentos de pesar aos familiares e amigos do estudante.
O Diretório Central de Estudantes da unidade chegou a organizar um mutirão de doação de sangue para o estudante na última segunda-feira. Em nota publicada nas redes sociais, o DCE Cefet/RJ afirmou que a vida dos jovens do Rio de Janeiro segue sendo interrompida. E que é um absurdo que o CEFET e o governo do estado não consigam garantir a segurança dos alunos na universidade.
A nota exige justiça pela vida de Matheus e de todos os estudantes que perderam a vida por causa da violência no estado.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/12/2024 - Rio de Paz faz ato contra mortes de crianças por violência, na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Luiz Silveira/Agência CNJ Brasília (DF) 10/04/2024 - Inpeção nos presídios de Goiânia, em 21/05/2023 - Inspeção da equipe do DMF na Casa de prisão Provisória em Aparecida de Goiânia.
Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/Agência Brasil Brasília (DF) 12/02/2025 - Ministro da Casa Civil Rui Costa apresenta aos gestores municipais os detalhes da segunda etapa do Novo PAC Seleções, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Lula Marques/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/03/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da entrega de cartões do Programa Pé-de-Meia para alunos de todo o País. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/12/2024 - Câmeras corporais de segurança da PM de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)