Cláudio Castro decreta ponto facultativo no Rio nesta sexta

Publicado em 22/03/2024 - 12:36 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governo do estado do Rio de Janeiro colocou em operação um plano de contingenciamento para reduzir os impactos das fortes chuvas previstas para as próximas horas. O governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo para esta sexta-feira (22). A medida visa garantir a segurança da população. "Com os decretos, as aulas na rede estadual e na rede municipal da capital foram suspensas”, informou o governador.

A Prefeitura do Rio de Janeiro também decretou ponto facultativo nas repartições públicas, em função da previsão de chuva forte, com risco de alagamentos e deslizamentos, nesta sexta-feira. O prefeito Eduardo Paes pediu que as empresas que não tenham serviços essenciais dispensem seus funcionários e que as escolas particulares não abram.

Também já decretaram ponto facultativo as prefeituras de Niterói, São Gonçalo, Mesquita, Itaborai, Petrópolis, Queimados, Japeri, Mangaratiba, Nova Friburgo, Maricá, São João de Meriti, Itaguaí, Cabo Frio e Magé.

Ponto facultativo também na Justiça, com suspensão dos prazos processuais, e em todas os órgãos e autarquias federais. A UFF, Universidade Federal Fluminense e a UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro suspenderam as atividades presenciais, assim como a Uerj - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergência em Energia cobrou das concessionárias que, caso de falta de luz, serviços essenciais, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento tenham prioridade no restabelecimento de energia.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil lidera deslocamentos por desastres naturais na América do Sul

Relatório da Organização Internacional para Migrações, da ONU, mostra que mais de 700 mil brasileiros precisaram se deslocar em 2022, a maior parte devido a enchentes. 

Baixar arquivo
Geral

Seis barragens no Rio Grande do Sul estão em situação de emergência

As estruturas apresentam risco de rompimento e exigem medidas para preservar vidas. 

Baixar arquivo
Geral

PAC: obra do Canal do Sertão Alagoano vai beneficiar 240 mil pessoas

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o valor da obra chega a quase R$ 570 milhões e a previsão de execução é de 2 anos e 3 meses.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,7 milhão de pessoas; 107 morreram

Até o momento, 85% dos municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pelas enchentes. Há previsão de mais chuva nesta sexta-feira. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

RJ: MPF analisa pedido para desarquivar processos de crimes policiais

Rede de Atenção a Pessoas Afetadas pela Violência de Estado solicita análise dos arquivamentos no período em que o delegado Rivaldo Barbosa, acusado de matar Marielle Franco, ocupou postos hierárquicos na Polícia Civil.

Baixar arquivo
Economia

BNDES vai liberar R$ 5 bilhões para pequenos empreendedores do RS

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social também anunciou a suspensão por 12 meses do pagamento de dívidas de empresas e produtores rurais do Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo