logo Radioagência Nacional
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Baixar
História Hoje
29/03/2024 - 11:15
Brasília

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho. Uma dessas celebrações mais marcantes é realizada no Coliseu, em Roma, na Itália, desde o século XVIII.

Em 1750, o sacerdote franciscano Leonardo de Porto Maurício criou catorze oratórios no Coliseu e fixou uma grande cruz dentro da arena para a celebração da Via Sacra. O frei tinha o hábito de meditar em cada etapa do martírio de Jesus até a sua morte. O sacerdote transformou a própria devoção em tradição.

A partir daquele momento, o enorme anfiteatro romano, conhecido por ser palco de combates entre gladiadores, foi considerado abençoado. Com a adoção do rito, o Coliseu passou a ser preservado. Durante anos, o local estava sendo dilapidado para servir como material em outras construções.

Em 1756, o Papa Bento XIV dedicou o Coliseu à memória da Paixão de Cristo e dos mártires. Em 1959, o Papa João XXIII retomou a celebração da Via Sacra na arena. E, em 1964, a representação no Coliseu tornou-se um evento anual do Vaticano. Com o Papa João Paulo II, a encenação ganhou projeção mundial ao ser televisionada.

Na noite da Sexta-Feira Santa, a procissão percorre o caminho sagrado. Fiéis ligados ao tema da meditação são escolhidos para levar a cruz. Também é tradição que, a cada ano, os textos sejam escritos por pessoas diferentes.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Dilson SantaFé
Publicação web: Patrícia Serrão

x