Mulheres dedicam 10 horas a mais que os homens em trabalhos domésticos

Publicado em 08/03/2024 - 16:06 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase quatro anos de total dedicação ao marido e aos dois filhos, e longe do trabalho remunerado. É o que a educadora física Poliana Freire, de 41 anos, vive enquanto espera o melhor momento para voltar a ter um emprego. Ao mudar de cidade, para acompanhar o esposo, Poliana teve que deixar a profissão.

Com trabalho remunerado, ou não, é sobre nós, mulheres, que recai a maior responsabilidade nos cuidados com a casa e a família. No Brasil, as mulheres dedicam quase o dobro de tempo do que os homens, nos afazeres domésticos, como mostra uma pesquisa do IBGE. Enquanto eles dedicam mais de 11 horas semanais, elas passam mais de 21 horas, cuidando de pessoas, de tarefas domésticas e da produção para o próprio consumo.

A Socióloga Jacqueline Pitanguy conta que, com o tempo, as mulheres passaram a ocupar mais o mercado de trabalho, mas os homens não passaram a se inserir mais nos trabalhos domésticos.

Na avaliação da especialista, é preciso criar meninos e meninas mostrando que, mesmo sendo diferentes, são iguais em responsabilidades e deveres com a casa e os cuidados da família. A engenheira química Letícia Protector, de 35 anos, conseguiu, com muito custo, voltar ao mercado de trabalho, após seis anos acompanhando o então marido, pelos países onde moraram. Depois que se separou, se divide entre os cuidados com a filha de quatro anos e a casa, mesmo atuando na profissão.

Para a professora de história da Universidade Federal de Santa Catarina, Glaucia Fraccaro, é preciso que os trabalhos de cuidado sejam valorizados nas políticas públicas, pelas empresas e todas as pessoas, incluindo os homens.

Outro dado do levantamento do IBGE aponta que até mesmo as mulheres que têm um emprego remunerado, trabalham quase sete horas a mais do que os homens que também têm um trabalho fora de casa. Com isso, eles acabam trabalhando mais tempo fora de casa do que elas, e tendo muito mais chances de crescer na carreira e ter boas oportunidades.

*Com produção de Beatriz Evaristo, e sonoplastia de Jailton Sodré 

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

PF resgata 70 pessoas em situação análoga à escravidão no Amazonas

Os trabalhadores foram resgatados em um garimpo ilegal na cidade de Maués, a 270 quilômetros de Manaus, no sul do Amazonas.

Baixar arquivo
Economia

Receita paga lote residual de restituição do IR nesta terça

Mais de 353 mil contribuintes vão receber o pagamento do lote residual de restituição do imposto de renda de abril de 2024.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue em 2024

São quase  2,5 milhões de registros a mais do que todo o ano passado.

Baixar arquivo
Geral

Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina hoje

A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro e vale tanto para a obtenção quanto para a renovação da habilitação categorias C,D e E. E também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais, que deverão comprovar que não fizeram uso de drogas nem de medicamentos estimulantes.

Baixar arquivo
Geral

STJ amplia prazo para vítimas de abuso sexual pedirem indenização

A questão foi decidida no caso de uma mulher que entrou com uma ação por danos morais e materiais contra o padrasto. Ela alegou ter sido violentada dos 11 aos 14 anos de idade, mas só entrou com o processo de indenização aos 34 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas de futebol

Pela Copa do Brasil jogam, nesta terça-feira (30), Bahia x Criciúma, Operário x Grêmio e Atlético Mineiro x Sport.

Baixar arquivo