Autoestima, saúde e prevenção à violência contra a mulher são o foco de iniciativa que vai até o próximo dia 22 deste mês. A ação é uma parceria do Programa Estadual Empoderadas, VLT Carioca, Metrô Rio, Rodoviária e CCR Barcas. O objetivo é levar informação, acolhimento e elevar a autoestima. Todas as atividades são gratuitas.
Entre as iniciativas, estão serviços de saúde e bem-estar, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, de colesterol e cálculo do Índice de Massa Corporal.
As mulheres também poderão dar um tapa no visual com manicure, maquiagem, design de sobrancelha, cabeleireiros, trancistas e sessões de massagem com duração de até 15 minutos.
Algumas das pessoas que fazem esses serviços foram impactadas diretamente pelo programa, como a maquiadora Luede Borges, que teve apoio do projeto para sair de 12 anos de um casamento abusivo e hoje ajuda mulheres a elevar a autoestima. "Vim de muitas agressões físicas e muitas psicológicas. Foi difícil. Mas eu venci. Quando eu pensei que não tinha mais jeito, eu vi que tinha sim porque os projetos fazem toda a diferença quando você quer crescer. Ás vezes esse impulso vem de um projeto, de alguém que vai virar pra você e vai dizer: Você pode mais que isso. Isso aí está de limitando. Larga isso e vem. Tenta aqui. Hoje eu sou uma mulher muito vitoriosa".
A confeiteira Danielle Martins achou um tempinho na agenda profissional e na de mãe para fazer sobrancelha, maquiagem e uma trança. Ela acha importante porque além da vaidade, a iniciativa faz diferença no bem-estar das mulheres. "Eu fiz a sobrancelha. Aproveitei e fiz o resto. Não tenho tempo pra nada. Tenho três crianças. Sou mãe solo. Saio sete e meia da manhã de casa, chego às nove e meia da noite. Eu acho [esse evento] maravilhoso, principalmente para a autoestima interna da gente. Porque eu sou um exemplo de que não tenho tempo pra nada. Eu esqueço de mim. Fazendo isso aqui agora é um coração cheio de alegria que a gente fica. A gente se sente melhor. A gente se sente bem. A autoestima vai lá em cima".
O Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, foi criado em 2019. É uma rede multidisciplinar de acolhimento com atuação na área social, jurídica e psicológica, além da promoção de cursos profissionalizantes e aulas de defesa pessoal para mulheres.
As próximas ações especiais na cidade do Rio de Janeiro acontecem no Largo da Carioca e na Central do Brasil nesta sexta-feira (8). Nilópolis, São João de Meriti, Queimados, Niterói, Silva Jardim e Itaguaí também são algumas das cidades contempladas. A relação completa dos locais, serviços e endereços das ações contínuas está no site programaempoderadas.rio.br.