A concessionária de energia Enel foi notificada nessa quarta-feira (6) pela Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor. O órgão deu 20 dias para a empresa, que atende a capital paulista e 23 municípios, apresente provas de defesa sobre o apagão do dia 3 de novembro do ano passado, que afetou 2,1 milhões de consumidores, e cerca de 800 mil pontos comerciais.
O prejuízo, segundo a Associação Comercial de São Paulo, foi estimado em R$ 126 milhões.
O objetivo da notificação é buscar o reparo da população impactada. E também garantir a qualidade do serviço prestado pela companhia.
Na época, a Enel anunciou um pacote de medidas para reduzir os danos causados pelo apagão. Mas a ação ficou limitada aos clientes cadastrados no programa Tarifa Social, que ficaram mais de 48 horas sem energia elétrica.
Além do episódio do apagão, consumidores reclamam também que o SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor da prestadora, envia respostas automáticas para diferentes reclamações registradas, o que é considerado infração do Código de Defesa do Consumidor.
Em nota, a Enel “informa que foi notificada hoje pelo Senacon e irá responder no prazo estabelecido”.
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 07/11/2024 - Rádio Nacional transmite Botafogo x Cuiabá pela 33a rodada do Brasileirão. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)