AGU cria força-tarefa para garantir segurança jurídica do CNU

Órgão mobilizará 121 membros para atuar em eventuais ações judiciais

Publicado em 30/04/2024 - 11:13 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma força-tarefa da Advocacia-Geral da União foi criada para garantir a segurança jurídica do Concurso Nacional Unificado, o Enem dos Concursos. Serão mobilizados 121 membros da AGU para atuar em todas as ações judiciais que possam prejudicar a realização do concurso. Eles atuarão a partir desta terça-feira (30) até 9 de maio. As provas serão aplicadas no próximo domingo, 5 de maio.

A portaria foi assinada, nesta segunda-feira (29), pelo advogado geral da União, Jorge Messias, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O  advogado-geral adiantou que vai acompanhar a realização do concurso da Sala de Situação que funcionará no Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em Brasília, no dia da prova.

Já a ministra Esther Dweck destacou a importância das parcerias para que o Enem dos Concursos seja um sucesso.

Pela primeira vez, os candidatos serão submetidos a uma prova única. São 2,14 milhões de inscritos para concorrer a 6.640 cargos na administração pública federal. As provas do próximo dia 5 serão aplicadas simultaneamente em 228 municípios. Na própria AGU serão 400 vagas preenchidas por meio do processo seletivo.

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem severa ameaça vida de botos no Lago Tefé, no Amazonas

O nível do lago está a apenas 1 metro de atingir o mínimo do ano passado. A situação atual já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais.

Baixar arquivo