AGU cria força-tarefa para garantir segurança jurídica do CNU

Órgão mobilizará 121 membros para atuar em eventuais ações judiciais

Publicado em 30/04/2024 - 11:13 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma força-tarefa da Advocacia-Geral da União foi criada para garantir a segurança jurídica do Concurso Nacional Unificado, o Enem dos Concursos. Serão mobilizados 121 membros da AGU para atuar em todas as ações judiciais que possam prejudicar a realização do concurso. Eles atuarão a partir desta terça-feira (30) até 9 de maio. As provas serão aplicadas no próximo domingo, 5 de maio.

A portaria foi assinada, nesta segunda-feira (29), pelo advogado geral da União, Jorge Messias, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O  advogado-geral adiantou que vai acompanhar a realização do concurso da Sala de Situação que funcionará no Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em Brasília, no dia da prova.

Já a ministra Esther Dweck destacou a importância das parcerias para que o Enem dos Concursos seja um sucesso.

Pela primeira vez, os candidatos serão submetidos a uma prova única. São 2,14 milhões de inscritos para concorrer a 6.640 cargos na administração pública federal. As provas do próximo dia 5 serão aplicadas simultaneamente em 228 municípios. Na própria AGU serão 400 vagas preenchidas por meio do processo seletivo.

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Enchentes no RS adiam mais de 20 concursos públicos

O estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e a solidariedade com o povo gaúcho fizeram várias instituições federais, do estado e de municípios da região adiarem seus processos seletivos, cujas provas estavam marcadas para este mês de maio.

Baixar arquivo
Economia

Congresso chega a acordo sobre desoneração da folha de pagamentos

Ela será retomada de maneira gradual a partir do ano que vem. Para este ano, continua a desoneração total. Em 2025, está prevista a alíquota de 5% sobre a folha de pagamento, percentual que vai aumentando de cinco em cinco até chegar ao total de 20% em 2028.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: inflação fica em 0,38% em abril

No ano, a inflação acumula alta de 1,80% e, nos últimos 12 meses, de 3,69%.

Baixar arquivo
Esportes

MEC flexibiliza calendário escolar no RS após enchentes

MEC publicará resolução do Conselho Nacional de Educação voltada a orientar sistemas de ensino para retomada segura das aulas, em razão do estado de calamidade

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura do Rio suspende show de Bruno Mars em outubro

A venda de ingressos foi suspensa nessa quinta-feira (9), após a Prefeitura confirmar que não houve autorização para os shows, 4 e 5 de outubro, às vésperas das eleições municipais, no domingo, dia 6.

Baixar arquivo
Geral

Quase mil escolas foram afetadas pelas enchentes no RS

Por causa da situação de calamidade, o Ministério da Educação flexibilizou o calendário escolar do ensino básico e superior no estado.

Baixar arquivo