Anvisa volta a proibir venda de álcool líquido 70%

Publicado em 02/04/2024 - 18:37 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Abril é o último mês para mercados e farmácias venderam o álcool líquido 70%. A partir do dia 30 deste mês, a presença do produto nas prateleiras voltará a ser proibida. Somente o produto em gel continua liberado.

A Anvisa havia permitido a venda do álcool líquido para o público geral por causa da pandemia de covid-19, mas esse prazo terminou no dia 31 de dezembro do ano passado. O período que vai até o fim deste mês serve apenas para esgotar os estoques dos estabelecimentos comerciais.

O conselheiro Ubiracir Lima, do Conselho Federal de Química, explica que o álcool líquido foi substituído pelo gel em 2002, por causa de acidentes. Segundo ele, a eficácia na limpeza é a mesma.

O químico diz que é possível usar outros produtos aprovados pela Anvisa na limpeza da casa no lugar do álcool.

A Associação Brasileira de Supermercados é contra a proibição. A entidade diz que o consumidor vai ficar sem um produto de melhor custo-benefício.

A Abras informou que, desde dezembro, conversa com a Anvisa já que há demanda de consumidores e falta de álcool líquido à venda nos supermercados.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Chuvas no RS: governador reconhece dificuldade de resgate e faz apelo

Eduardo Leite alertou as pessoas em áreas de risco que saiam de suas casas e busquem locais seguros.

Baixar arquivo
Geral

Saiba o esquema de segurança do Concurso Nacional Unificado

As provas serão no domingo (5). Pela manhã, os portões abrem às 7h30, com prova objetiva de conhecimentos gerais e a redação. À tarde, a entrada é às 13h, com provas de conhecimentos específicos para nível superior, e conhecimentos gerais para o nível médio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Violência física lidera violações contra pessoas em situação de rua

As denúncias foram recebidas pelo Disque 100, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Um melhor treinamento para as polícias, além da oferta de abrigos, são apontados como fundamentais no combate à violação dos direitos das pessoas em situação de rua. 

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Rádio Nacional transmite Flamengo x Amazonas

Devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a partida entre Internacional x Juventude foi adiada para o dia 10 de maio.

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco será investigada por homicídio culposo

A mulher já estava sendo investigada por vilipêndio de cadáver e tentativa de furto mediante fraude. A defesa entrou com pedido de conversão da prisão para domiciliar e para que a cliente responda ao processo em liberdade.

Baixar arquivo
Geral

Rio receberá reforço de 1,5 mil policiais civis para show da Madonna

Uma base temporária da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente irá funcionar na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, em Copacabana. Também serão montados postos da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e da Delegacia de Atendimento à Mulher, na Gávea.

Baixar arquivo