O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa para as eleições deste ano.
Segundo o levantamento divulgado pela Aliança Nacional LGBTI+, que coordena o programa, de um total de 150 pré-candidatos e candidatas às câmaras e prefeituras em todo o país, 147 pretendem concorrer a uma cadeira de vereador e três buscam comandar executivos municipais.
O estado de São Paulo é o que possui o maior número com 34 pessoas, seguido do Rio de Janeiro, com 22, e do Paraná, onde 14 pré-candidatos são lésbicas, gays, bissexuais e transgênero, ou defendem a causa LGBTI+.
A representação feminina é a mais forte até agora, com 44% de mulheres. Entre as 66 pré-candidatas, 28 são mulheres cis e 38 são mulheres trans e travestis. Outro destaque é a representatividade negra nas pré-candidaturas: pessoas pretas e pardas lideram o ranking com quase 53%.
O diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa "Voto Com Orgulho", Cláudio Nascimento, celebrou a primeira parcial.
O Programa Voto Com Orgulho existe desde 2016 com o objetivo de estimular maior representatividade de pessoas LGBTI+ nas eleições. Uma nova parcial deve ser divulgada a cada uma ou duas semanas, e os resultados finais estão previstos para sair até julho.
![Marcello Casal JrAgência Brasil Plano de saúde](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva Maria
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 10/02/2025 - Samuel Veiga Mendes e o seu pai Leonardo Mendes mostrram Nova Carteira de Identidade Nacional. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)