Memória e Verdade #1: Renúncia de Jânio abriu portas para ruptura

Publicado em 01/04/2024 - 11:06 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

25 de agosto de 1961. O presidente do Senado Auro Moura lê a carta de renúncia do então presidente Jânio Quadros.

Passados apenas 7 meses do mandato, o ex-presidente renunciou na expectativa de um autogolpe, para voltar ungido pelos quartéis e pelo Congresso. O que nem de longe aconteceu. O ato foi o prenúncio do que aconteceria três anos depois.

A renúncia abriu uma nova crise na República. O vice-presidente João Goulart, o Jango, estava na China em uma visita diplomática. O mundo vivia em plena Guerra Fria, e o Brasil passava a ser alvo dos interesses dos Estados Unidos, como descreve o jornalista e ex-preso político Franklin Martins.

Os militares buscavam um estado de sítio para evitar a posse de Jango, que foi ameaçado de prisão tão logo pisasse no país.

Na época, as eleições para presidente e vice eram independentes. Jango defendia as bandeiras do trabalhismo de Getúlio Vargas e reformas de base; profundas mudanças na estrutura do país.

Leonel Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul e cunhado de Jango, iniciou uma campanha pela legalidade da posse do então vice-presidente, como explica o escritor Juremir Machado da Silva, professor da PUC do Rio Grande do Sul e biógrafo de Jango.

Um acordo no Congresso permitiu a posse de Jango, mas sem poderes, com a instalação de um inédito parlamentarismo. O novo presidente lutou por um plebiscito.

Com isso, em janeiro de 1963, 80% dos eleitores decidiram pelo presidencialismo, reformando a decisão do Congresso, e João Goulart pode, enfim, governar o país.

Jango buscou o apoio popular, principalmente entre trabalhadores, camponeses e militares de baixa patente para suas reformas de base: bancária, tributária, administrativa, universitária, eleitoral, urbana e agrária.

Nesta terça-feira, vamos falar como o golpe dos militares se afirmou no país.

A  Rádio Nacional apresenta a série Memória e Verdade: 60 anos do golpe de 1964 com cinco episódios. As matérias serão publicadas de 1 a 5 de abril. Essa é o primeiro da série.

Confira todos os episódios da série

#1 Renúncia de Jânio abriu portas para ruptura

Jânio Quadros renuncia a presidência em agosto de 1961, abrindo uma crise na república. Militares tentam impedir a posse do vice-presidente, João Goulart. Uma manobra no Congresso cria o sistema parlamentarismo, derrotado por um plebiscito em 1963. O golpe estava em gestação.

#2 A conspiração que derrubou João Goulart

Enquanto o ex-presidente João Goulart defendia reformas estruturais no país, militares planejavam o golpe de estado com apoio dos Estados Unidos. A ruptura foi efetivada com as tropas do general Olímpio Mourão chegando ao Rio de Janeiro em 1º de abril de 1964.

#3 A repressão e os crimes da ditadura

A tomada de poder pelos militares resultou em todo tipo de restrição civil e de violência. Políticos cassados, o Congresso fechado, novos ministros do STF indicados. Milhares de presos, torturados e mortos. Ditadores governam por atos institucionais autoritários.

#4 Resistência à ditadura e a luta pela democracia

Com os horrores da ditadura, a sociedade passa a exigir a volta da democracia. A esquerda se dividiu formando algumas organizações clandestinas que buscaram uma resistência armada. A democracia foi reconquistada apenas com a Constituição de 1988. Mesmo assim, a justiça nunca foi realizada.

#5 Legado da ditadura e transição democrática

Após 60 anos do golpe militar, a transição democrática continua incompleta no Brasil. Pesquisadores, professores, ativistas e ex-presos políticos falam sobre a lição da ditadura para a democracia atual brasileira.

Por dentro da série

A série Memória e Verdade resgata diferentes momentos dos 60 anos de golpe de Estado no país.

Reportagem Gésio Passos
Sonoplastia Jailton Sodré
Edição do especial Daniela Loguinho
Edição Radioagência e implementação web Leyberson Pedrosa

Edição: Daniella Longuinho - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Volta do Dpvat: votação da proposta é adiada na CCJ do Senado

O Dpvat passará a se chamar Spvat. O seguro vai indenizar vítimas de acidente de trânsito. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Atividade humana provoca o desaparecimento da Ilha Camará, no Pará

Estudo feito pela Universidade Federal Rural da Amazônia, a pedido da Polícia Civil, comprovou que a ilha sumiu completamente há quase uma década.

Baixar arquivo
Economia

Desemprego fica em 7,9% nos primeiros três meses

É a menor taxa para o período, desde 2014. Pesquisadora do IBGE classifica alta do desemprego como sazonal, causada pela dispensa de trabalhadores dos empregos temporários do final do ano. Rendimento médio do trabalhador ficou em R$ 3.123.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz capacita profissionais no diagnóstico de febre Oropouche

A febre Oropouche registrou quase 4 mil casos no Brasil somente neste ano. 98% desses casos foram registrados na região Norte.

Baixar arquivo
Geral

Aumento de acidentes faz PRF focar em motociclistas no Maio Amarelo

Campanha foi lançada hoje (30) por causa do feriado de 1º de maio. A Polícia Rodoviária Federal vai reforçar as ações de educação e segurança no trânsito. Só nos três primeiros meses de 2024, 430 motociclistas morreram em acidentes.

Baixar arquivo
Geral

Operação Plenitude investiga desvio de R$ 1,7 bilhão do SUS no Pará

As investigações apontam lavagem de capitais, uso de empresas de fachada e laranjas e evasão de divisas por meio de offshore em paraíso fiscal.

 

Baixar arquivo