Chuvas intensas: governo decreta estado de calamidade pública no RS

Publicado em 02/05/2024 - 08:32 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública por causa das chuvas intensas que atingem o estado desde o dia 24 de abril. A medida foi publica em edição extra do Diário Oficial do Estado e vai ficar em vigor por 180 dias.

O Rio Grande do Sul tem sido atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III, que são aqueles caracterizados por danos e prejuízos elevados.

A medida foi assinada pelo governador Eduardo Leite  e com a entrada em vigor, órgãos e entidades da administração pública estadual prestarão apoio à população nas áreas afetadas.

Até o início da noite dessa quarta-feira (1º) foram confirmadas as mortes de 10 pessoas e 21 desaparecidos. Cerca de 4,5 mil moradores estavam desalojados ou desabrigados. Até essa quarta-feira 114 munícipios tinham sido atingidos pelas fortes chuvas no estado

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Operação resgata oito trabalhadores em Pernambuco

Os trabalhadores resgatados atuavam na extração de madeira, para empresas da cadeia produtiva do Polo Gesseiro do estado, em condições degradantes, insalubres e inseguras. Segundo investigação, os alojamentos eram de lona e madeira, sem qualquer instalação sanitária, sem energia elétrica, água e foram construídos pelos próprios trabalhadores.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Academia Brasileira de Ciências debate inteligência artificial

O evento busca levar ao público diferentes olhares da comunidade científica sobre a influência da inteligência artificial em áreas como ciência, saúde e educação. 

Baixar arquivo
Geral

TRE-AL cassa mandatos de todos os vereadores de Porto Real do Colégio

Em 2022 e 2023, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu anular todos votos recebidos pelo MDB e pelo Progressista para o cargo de vereador em Porto Real do Colégio, por constatar que os partidos usaram candidaturas femininas fictícias, burlando a cota de gênero.

Baixar arquivo
Política

TRE-RJ não se manifestou sobre pedido de cassação de Cláudio Castro

O pedido feito pela Procuradoria Regional Eleitoral, órgão do Ministério Público Eleitoral do estado, refere-se a abuso de poder político e econômico e irregularidades em folhas de pagamento da Fundação Ceperj e também da Uer. As acusações de ilícitos se referem ao ano de 2022.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção de atletismo embarca para Mundial de Kobe nesta quinta

O Campeonato Mundial de atletismo paralímpico vai acontecer do dia 17 de maio até 25 de maio, no Japão.

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval de 2025 passa a ter 3 dias de desfiles na Marques de Sapucaí

O carnaval das grandes escolas de samba no Rio de Janeiro ganhará mais um dia, a partir de 2025. Os desfiles vão acontecer no domingo, na segunda e na terça-feira, com quatro agremiações em cada noite.

Baixar arquivo