Por unanimidade, TSE rejeita cassação de Sergio Moro

Publicado em 22/05/2024 - 10:18 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, decidiu rejeitar os recursos que pediam cassação do mandato do senador Sergio Moro, do União do Paraná.

Os ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Galloti e Alexandre de Moraes acompanharam o relator, ministro Floriano de Azevedo Marques.

O tribunal negou recursos do PL e da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que manteve o mandato do senador.

O ministro Alexandre de Moraes proclamou a decisão.

Moro foi acusado pelos partidos de realizar gastos irregulares no período de pré-campanha. Cabe recurso da decisão.

Sergio Moro teria vantagem eleitoral por ter feito pré-campanha para presidente da República, antes de mudar para concorrer ao cargo de senador.

De acordo com a acusação, houve "desvantagem ilícita" em favor dos demais concorrentes ao cargo de senador diante dos "altos investimentos financeiros" realizados antes de Sergio Moro se candidatar ao Senado.

Ao julgar os recursos, o TSE seguiu voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, para quem não há prova convincente de desvio de recursos partidários. 

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

São Paulo registra maior número de casos de coqueluche desde 2017

A coqueluche é uma doença provocada por bactéria e é considerada altamente transmissível. A infecção atinge o aparelho respiratório e tem como principal sintoma a tosse seca, que persiste por 14 dias ou mais.

Baixar arquivo
Política

Câmara de Vereadores do Rio cassa condecoração dada a irmãos Brazão

Essa foi a sétima votação. Nas outras seis, não houve quórum. O pedido de revogação da homenagem foi feito pela vereadora Mônica Benício, do Psol, viúva de Marielle.

Baixar arquivo
Justiça

Denúncia da PGR em caso Marielle é liberada por Moraes para julgamento

Em maio, a PGR denunciou o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, e os irmãos Chiquinho Brazão, deputado federal, e Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, por homicídio e organização criminosa.

Baixar arquivo
Política

Antes de viagem para Suíça, Lula participa de evento no Rio de Janeiro

Encontro internacional de líderes e executivos debate oportunidades de investimento. O presidente Lula participou do encontro na manhã de hoje

Baixar arquivo
Internacional

Governo brasileiro comemora resolução por cessar-fogo em Gaza

Em nota, Itamaraty comemorou a decisão do Conselho de Segurança da ONU de por fim à guerra entre Israel e Hamas e defendeu a solução de dois estados para Palestina como caminho para um fim duradouro do conflito.

Baixar arquivo
Internacional

Investigação aponta que Israel e Hamas cometeram crimes de guerra

No dia 7 de outubro de 2023, membros do Hamas e de outros grupos invadiram Israel e mataram 1.200 pessoas. Em resposta, desde então, Israel realiza ações militares na Faixa de Gaza que já mataram mais de 37 mil.

Baixar arquivo