Prefeitos do RS já podem pedir recursos de recuperação para União

Informação foi dada por Lula no programa "Bom Dia, Presidente", da EBC

Publicado em 07/05/2024 - 16:59 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta terça-feira (7), os prefeitos de cidades do Rio Grande do Sul já podem fazer os pedidos de recursos para reparar os estragos causados pelas chuvas intensas. O aviso é do próprio presidente Lula.  

“A partir de hoje está aberta a possibilidade de se cadastrar para pedidos de escolas, creches, unidades de saúde, hospitais, recuperação de equipamentos. Ou seja, tudo que for necessário para recuperar, para investimento em educação, creche, hospital. Está pronto, aberto, o governo tá preparado, os ministérios estão preparados para atender, a partir de hoje.” 

A mensagem foi dada durante entrevista a rádios de todo o país, durante o programa "Bom dia, Presidente", da EBC, Empresa Brasil de Comunicação.  

Ainda sobre a tragédia climática em solo gaúcho, o presidente se disse emocionado com a solidariedade que uniu o Brasil para ajudar o estado. E afirmou que o país inteiro precisa do Rio Grande do Sul reconstruído.  

“Não haverá falta de recurso para atender a necessidade do Rio Grande do Sul. A dificuldade inicial é que nenhum prefeito tem noção do estrago que foi feito. A gente só vai ter o estado real, quando a água baixar, que a gente vai ver, de fato, o que aconteceu com o Rio Grande do Sul. O governo federal vai fazer tudo, tudo, para recuperar o estado do Rio Grande do Sul, porque não é só o povo do Rio Grande do Sul que precisa do estado recuperado. O Brasil precisa do Rio Grande do Sul recuperado”.  

O presidente Lula ainda falou da preocupação com o preço do arroz e do feijão. Com as chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, segundo ele, a situação deve piorar, e não está descartada a possibilidade importar esses alimentos para garantir o abastecimento do país.  

Antes da crise climática, a expectativa era de uma colheita superior a sete milhões de toneladas de arroz no estado. Apesar de boa parte do arroz já ter sido colhida, o produto acaba estragando nos armazéns inundados.  

Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula

Últimas notícias
Economia

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Os descontos podem passar de 80% do valor da dívida e os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados em até sessenta meses e sem entrada.

Baixar arquivo
Geral

MP autua comerciantes que praticam preços abusivos no RS

Desde o dia quatro, o grupo que combate o crime organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul já recebeu 680 denúncias de venda de produtos com preços abusivos. 65 pessoas foram autuadas em Porto Alegre, Canoas, Gravataí e em vários outros locais.

Baixar arquivo
Cultura

Mais de mil instituições culturais celebram Semana Nacional dos Museus

A programação da 22ª Semana Nacional de Museus segue com atividades gratuitas até este domingo. O tema deste ano é Museus, Educação e Pesquisa. Promovida anualmente pelo Ibram, a celebração marca o Dia Internacional dos Museus, comemorado neste sábado.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana tem previsão de chuvas isoladas no Rio Grande do Sul

O fim de semana tem previsão de chuvas isoladas e mais fracas para o Rio Grande do Sul de acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia. Já nas outras regiões do estado, não há previsão de chuva. As temperaturas em Porto Alegre terão máxima de 16ºC.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias do RS ainda sofrem impacto de enchentes que atingiram estado

O Ministério dos Transportes busca restabelecer o fluxo viário e assegurar o abastecimento das regiões atingidas. Já foram liberados mais de 80 trechos em 11 rodovias federais que cortam o estado. Atualmente, 20 trechos estão em obras ou com serviços para liberação das pistas. Alguns locais bloqueados têm acesso liberado apenas para veículos de emergência.

Baixar arquivo
Justiça

TRE suspende julgamento de cassação do governador do Rio de Janeiro

Tribunal Regional Eleitoral vai julgar se houve abuso de poder político e econômico, com uso eleitoral da máquina pública, por Cláudio Castro. 

Baixar arquivo