RS: Estados e DF concordam em dispensar documentos fiscais de doações

Publicado em 09/05/2024 - 09:30 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os Estados brasileiros e o Distrito Federal concordaram em dispensar a emissão de documentos fiscais de doações. A decisão é do Confaz, o Conselho Nacional de Política Fazendária.

A medida, que estará em vigor até 30 de junho, cria uma passagem rápida dos veículos de carga com donativos pelos postos fiscais de todo o país, em uma espécie de corredor humanitário.

Os produtos, como alimentos, itens de vestuário e eletrônicos, devem ser destinados ao governo do Rio Grande do Sul, à Defesa Civil gaúcha, às prefeituras ou às entidades beneficentes sem fins lucrativos com endereço no Rio Grande do Sul.

A partir da decisão, as empresas que quiserem entregar donativos ao Estado gaúcho não precisam emitir documentos fiscais na operação de circulação de mercadorias, nem na prestação de serviços de transporte. Os produtos deverão apenas estar acompanhados da declaração de conteúdo.

Na mesma reunião, o Rio Grande do Sul também foi autorizado a conceder isenção de ICMS incidente nas saídas decorrentes de venda para estabelecimentos nos municípios declarados em estado de calamidade pública.

 

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

Justiça determina que SP crie plano de combate à tortura nos presídios

Com o maior contigente de pessoas presas no país, o estado de São Paulo tem o prazo de 120 dias para cumprir a ordem da Justiça, caso contrário pagará multa de R$ 100 mil. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frio e chuvas volumosas no RS a partir desta sexta-feira

As águas do Lago Guaíba começam a ceder mesmo com as chuvas que caíram na última quarta-feira (8). 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Museu vai homenagear vítimas da ditadura no Rio de Janeiro

Local que abrigou centro de tortura do Exército é transformado em museu de memória e defesa dos Direitos Humanos. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Quando a farinha é pouca: petróleo, renda e o bolo solado da ditadura

“Meu pirão primeiro” é o sexto episódio do podcast Perdas e Danos, uma produção original da Radioagência Nacional. Em discussão, as propostas de João Goulart para a economia, como a encampação das refinarias de petróleo, a reforma fiscal e a valorização do salário mínimo. Nesse contexto de farinha pouca, o que foi vendido como um "milagre econômico", se mostrou como um momento de aprofundamento das desigualdades do país - o tal do meu pirão primeiro. 

Baixar arquivo
Cultura

Fãs de Bruno Mars esperam nova data para shows no Rio de Janeiro

Produtores procuram uma nova data após a prefeitura do Rio negar a realização de show na véspera das eleições municipais, programadas para domingo, 6 de outubro. 

Baixar arquivo
Educação

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrições no Encceja

O Encceja é voltado para a certificação do ensino fundamental e médio. Nele são avaliados “competências, habilidades e saberes” de jovens e adultos que não concluíram essa etapa de estudos na idade adequada.

Baixar arquivo