Capital paulista terá mais 15 dias de tempo seco

Publicado em 20/06/2024 - 14:56 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Com menos de um milímetro de chuva em junho, a capital paulista tem tempo seco há 22 dias. Essa quantidade significa meio por cento da média de chuva prevista para o mês, que é de quase 50 milímetros. A informação é do CGE, Centro de Gerenciamento do Clima, que iniciou as medições em 1995.

Para complicar, os meteorologistas apontam que a secura ainda vai continuar em São Paulo. Isso porque uma massa de ar seco permanece estacionada sobre boa parte da região central do Brasil. Essa condição inibe a formação de nuvens.

Portanto, segundo previsão do Climatempo, o tempo seco deve permanecer nos próximos 15 dias, com máximas que devem chegar a 31 graus na próxima segunda-feira (24).

Por causa da baixa umidade do ar, que vai variar de 20% a 30%, o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - publicou nesta semana, um alerta.

O tempo seco pode provocar problemas de saúde, como garganta irritada, sangramento nasal, doenças respiratórias, como rinite e asma, dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada.

Para esses períodos, especialistas recomendam evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10 da manhã e as 4 horas da tarde; umidificar o ambiente com vaporizantes, toalhas molhadas e recipientes com água. Também deve se permanecer em locais protegidos do sol, sempre que possível; e beber bastante água.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Deputada Silvia Waiãpi tem o mandato cassado

O mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL/AP) foi cassado por desvio de dinheiro da campanha para um procedimento de harmonização facial. A parlamentar nega as acusações.

Baixar arquivo
Geral

Minas e Energia apresenta novas diretrizes para concessionárias

A satisfação dos clientes vai ser um dos critérios avaliados na hora de fazer a renovação dos contratos das concessionárias de energia elétrica.

Baixar arquivo
Justiça

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

Ministro Dias Toffoli votou para manter a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, que trata do porte de drogas para consumo próprio. Ele reforçou que as sanções previstas na norma não são penais.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS: água volta a alagar ruas de Eldorado do Sul

Estima-se que 97% da área urbana e 80% da área total do município ficaram submersas na maior catástrofe ambiental da história da região.

Baixar arquivo
Geral

Fiocruz é contra o projeto de lei que limita aborto legal

Fiocruz aponta que dados da saúde e da segurança pública mostram que a recorrência de abusos por parentes, como pais e tios, dificulta a revelação do crime, o pedido de ajuda e até a compreensão sobre a gravidez. Em vários casos, a identificação da gravidez é demorada.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato brasileiro: Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã

Na abertura da Copa América 2024, a campeã mundial, a Argentina, enfrenta o Canadá.

Baixar arquivo