Mulheres protestam contra equiparação do aborto ao crime de homicídio

PL torna crime o aborto acima de 22 semanas mesmo em caso de estupro

Publicado em 13/06/2024 - 18:42 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O projeto de lei que equipara o aborto ao crime de homicídio, mesmo em caso de estupro, é alvo de manifestações de movimentos de mulheres nesta quinta-feira (13) no Rio de Janeiro e São Paulo.

Os grupos se uniram em um movimento de resistência contra a aprovação da proposta apresentada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL/RJ). 

Nessa quarta-feira, por iniciativa do presidente da Câmara, deputado Arhur Lira (PP/AL), foi aprovada a urgência na tramitação do projeto, medida que encurta o caminho para votação no plenário da Casa.   

Para uma das integrantes da Frente Estadual pela Legalização do Aborto, Tatiany Araújo, a  medida tem um único objetivo: proteger os infratores.

"As maiores prejudicadas são as vítimas de violência sexual. Dentre elas, as menores. No país, tem 38 meninas se tornando mães por dia. O aborto legal é uma medida muito importante para todas com capacidade de gestar mas sobretudo para as meninas vítimas. Esse PL ataca diretamente meninas que já tiveram seus direitos violados. A quem ele interessa? Aos abusadores". 

No Rio de Janeiro, o ato acontece na Cinelândia. Em São Paulo, em frente ao Museu de Arte de São Paulo.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

60% das mulheres vivem em países onde o aborto é amplamente legal

Em três décadas, mais de 60 países liberalizaram as leis sobre o aborto. Brasil, Irã e Afeganistão estão entre os países com grandes restrições ao procedimento. Para especialistas, o PL que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio, vai na contramão do que preconiza a OMS.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast joga holofote na falta de doação de roupas plus size para o RS

Neste primeiro episódio, chamado Caos, você vai conhecer o trabalho da Associação de Doação de Roupas Plus Size, criada e liderada pela Viviane Lemos. Ela teve a sorte de não ter sido atingida pessoalmente pelos efeitos das chuvas, então, já nos primeiros dias das enchentes no estado, começou a mobilização para ajudar quem fosse afetado.

Baixar arquivo
Justiça

Marielle: STF analisa nesta semana denúncia contra supostos mandantes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar a denúncia contra os supostos mandantes do assassinato de Marielle Franco nesta terça-feira. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Justiça

Liderança brigadista é assassinado no Tocantins

Um brigadista referência na Ilha do Bananal, em Tocantins, foi morto a tiros na porta da casa da irmã no sábado (15), antes de começar a temporada de combate ao fogo na região. Em nota, o Ibama lamentou a morte de Sidiney de Oliveira Silva, mais conhecido como Nenê.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tempestade repentina destelha casas e comércio em São Luiz Gonzaga

Uma intensa tempestade, destelhou mil e duzentas casas em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. A prefeitura calcula que cerca de 15 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal, na noite de sábado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca no Rio Acre leva a decretação de estado de emergência

O nível do rio Acre, em Rio Branco, chegou a apenas 1 metro e 95 centímetros neste domingo, de acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Baixar arquivo