Expulsos de condomínio mãe e filho que atacaram humorista com racismo

Publicado em 18/07/2024 - 15:53 Por Leandro Martins - São Paulo
Atualizado em 18/07/2024 - 16:31

A aposentada Elisabeth Morrone e o filho dela vão ter que deixar o condomínio onde moram, na Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista, por comportamento antissocial. A decisão da Justiça se refere a um caso que aconteceu em setembro de 2022, quando a mulher xingou o humorista e músico Eddy Junior, que também mora no prédio.

Imagens gravadas pela vítima, que viralizaram nas redes sociais, mostram Elisabeth ofendendo o vizinho com agressividade e termos racistas, além de se negar a entrar no elevador com ele. As ofensas voltaram a acontecer, e houve também ameaças ao jovem, inclusive na porta do apartamento dele.

Na época, Eddy registrou um boletim de ocorrência contra a aposentada, e o síndico do condomínio também fez ocorrência na polícia, alegando que o filho da moradora teria ameaçado Eddy de morte com uma faca. O episódio foi registrado por câmeras de monitoramento.

O próprio condomínio procurou a Justiça para expulsar a moradora do local. Agora, a partir de decisão da juíza Laura Almeida, publicada na terça-feira (16), a mulher e o filho têm 90 dias para se mudar. A restrição não tira dela o direito de propriedade, e o apartamento pode ser alugado ou vendido.

A defesa da moradora alegou que Elizabeth tem mais de 70 anos, e vive em companhia do filho portador de retardo mental. E acrescenta que a idosa reclamava do comportamento do vizinho, queixando-se de que ele ouvia som alto quase todas as noites, e que esse teria sido o motivo da ofensa racista.  Para o advogado de Elisabeth, José Beraldo, a expusão do condomínio é uma medida desproporcional:

"Eu tô recorrendo. Expulsar através de uma sentença, uma mãe, idosa, com um filho doente? É um absurdo". 

 A defesa alegou ainda que a mulher estava sob efeito de medicamentos durante os ataques.

 

Atualizada às 16h31 para inclusão de informações

Edição: Ana Lúcia Caldas / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Justiça

Crianças Sabidas destaca a escolha dos representantes municipais

Neste terceiro episódio o podcast Crianças Sabidas vai até a escola e mostra como os pequenos começam a treinar as ações políticas por meio dos primeiros processos eleitorais: a escolha dos representantes de sala.

Baixar arquivo
Geral

Governo apura denúncias de assédio envolvendo ministro Silvio Almeida

Depois das denúncias de assédio sexual inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente Lula foi claro: o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, não deverá ficar no cargo.

Baixar arquivo
Educação

App da UFF traduz para indígenas e facilita ensino de robótica

Há pouco mais de um ano, um aplicativo desenvolvido pela UFF, Universidade Federal Fluminense, auxilia no aprendizado de estudantes indígenas de Rondônia.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Eleições municipais de outubro terão recorde de eleitores no Brasil

Daqui a um mês, eleitores dos mais de cinco mil municípios do país vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é a maior eleição municipal de todos os tempos.

Baixar arquivo
Saúde

Medicamento de R$ 2 milhões para câncer infantil será oferecido no SUS

O Sistema Único de Saúde vai pagar e distribuir um remédio importante para o tratamento da neuroblastoma, um tipo de câncer infantil.

Baixar arquivo
Geral

Polícia faz operação contra quadrilha que levava drogas em ambulâncias

Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso, com o apoio das Polícias Civis desses estados.

Baixar arquivo