STF marca para 5 de agosto conciliação sobre marco temporal

Publicado em 02/07/2024 - 08:54 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O início dos trabalhos da comissão de conciliação que vai tratar das ações que envolvem o marco temporal para demarcação de terras indígenas já tem data para acontecer: 5 de agosto. A determinação é do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Em abril, Gilmar Mendes suspendeu todos os processos judiciais que questionam a lei do Marco Temporal e determinou que a questão deverá ser discutida previamente durante audiências de conciliação.  As reuniões entre representantes de União, estados, municípios e entidades indígenas estão previstas para seguir até 18 de dezembro deste ano.

Gilmar Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco e também de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese. Segundo o marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Lula ao projeto de lei que validou o marco. Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Governadores discutem com Pacheco renegociação das dívidas com a União

Pacheco negocia com o governo federal projeto para facilitar o pagamento das dívidas estaduais, que chegam a R$ 740 bilhões. O Senado começou a discutir ainda proposta de emenda à Constituição que flexibiliza o pagamento de dívidas pelos municípios, que também enfrentam problemas financeiros.

Baixar arquivo
Economia

Haddad afirma estar otimista com regulamentação da reforma tributária

O ministro da fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (2) que está otimista com a aprovação da regulamentação da reforma tributária. A expectativa é de que o Congresso vote a proposta antes do recesso parlamentar de 18 de julho.

Baixar arquivo
Política

Governo entrega 448 casas do Minha Casa, Minha Vida no Recife

Presidente Lula também assinou contrato do Programa Periferia Viva que, segundo o governo federal, vai beneficiar 2,6 mil famílias de Caruaru, com a regularização fundiária e a melhorias das habitações. Nísia Trindade anunciou, ainda, inclusão de duas maternidades no Novo PAC. 

Baixar arquivo
Geral

Distribuidoras de energia lançam campanha de prevenção de acidentes

Objetivo é chamar a atenção para cuidados e comportamentos seguros, que podem ajudar na prevenção de acidentes no manuseio de correntes de eletricidade. O presidente da Abradee, Marcos Madureira, lembra os perigos das pipas e dos balões. 

Baixar arquivo
Esportes

Arthur Elias convoca seleção feminina para Jogos Olímpicos de Paris

Marta está entre as convocadas. E mais: Brasil X Colômbia: empate garante seleção brasileira na próxima fase da Copa América. 

Baixar arquivo
Internacional

Na Índia, 117 pessoas morrem em tumulto na saída de evento religioso

Mais de 100 vítimas eram mulheres. E mais: exército israelense ordena evacuação de Hospital Europeu de Gaza; Jamaica se prepara para chegada de Furação Beryl; candidatos retiram candidatura na França, para tentar evitar vitória da extrema-direita.  

Baixar arquivo