Celulares em áreas de risco receberão alertas automáticos de desastres

Defesa Civil Alerta começa a operar em 11 municípios brasileiros

Publicado em 08/08/2024 - 06:36 Por Joana Cortes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O projeto-piloto Defesa Civil Alerta foi lançado nesta quarta-feira, em Brasília, pelo Governo Federal. A ferramenta vai funcionar como um sistema que permite o envio de mensagens de texto para os celulares de pessoas em localidades com risco de desastre como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Onze municípios foram selecionados para esta etapa inicial. Os testes começam no próximo sábado, dia 10.

Criada em parceria com a Anatel e operadoras de telefonia – a tecnologia utiliza a rede de telefonia celular para emitir alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. O sistema funciona, inclusive, em celulares em modo silencioso.

Residentes em áreas de risco vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.

Os 11 municípios selecionados para os primeiros testes são: Roca Sales e Muçum, no Rio Grande do Sul, Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina, Morretes e União da Vitória, no Paraná. Na região sudeste, o sistema de alerta entrará em teste em São Sebastião, no litoral paulista, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Indianópolis, em Minas Gerais, Petrópolis e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, explica como vai funcionar o sistema.

O ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, avaliou que o trabalho de alerta precoce representa uma mudança na cultura de prevenção de desastres, causados pelas mudanças climáticas.

O conteúdo dos alertas do Defesa Civil Alerta é de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.

Podem receber as notificações celulares do tipo smartphone compatíveis com a tecnologia de Cell Broadcast que estejam com cobertura móvel 4G ou 5G no momento do envio da mensagem e localizados em área de risco mapeada pela defesa civil. O sistema não atende celulares com 3G.

Edição: Bianca Paiva / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Educação

Fies: 68,23% dos inscritos são mulheres

Dados do Ministério da Educação revelam que pretos ou pardos representam 56,1% dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil em 2023. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: cresce o número de candidatos indígenas

Levantamento do Inesc mostra que Roraima tem o maior número proporcional de candidaturas de indígenas no Brasil. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acordo finaliza atividades de mineradora na Serra do Curral em BH

Um acordo firmado na Justiça Federal pôs fim às atividades da Mina Granja Corumi, localizada na Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Serra dos Órgãos, no Rio, enfrenta incêndios há uma semana

Maior rede de trilhas do Brasil e um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional também está sendo atingido por fortes incêndios. Ao todo, 36 brigadistas, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuam no local desde a noite da última terça-feira (10).

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo