Morre Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, aos 96 anos

Publicado em 12/08/2024 - 12:51 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Morreu nesta segunda-feira (12) o ex-ministro da Fazenda da ditadura militar, Antonio Delfim Netto, aos 96 anos de idade.

Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 5 deste mês, e faleceu por complicações de saúde. De acordo com a assessoria do economista, o enterro será restrito à família. Delfim Netto deixa filha e neto.

Ele assumiu o Ministério da Fazenda em 1967 e ficou no cargo até 1974, período do “milagre econômico”, com altas taxas de crescimento do país.

Em 68, ele foi uma das pessoas que assinaram o Ato Institucional número 5, o mais duro do golpe militar, que suspendeu direitos e garantias dos brasileiros.

Delfim também foi embaixador do Brasil em Paris, deputado federal por 20 anos e escritor.

Em nota, o presidente Lula disse que o Brasil perdeu, em pouco tempo, duas referências na economia: Delfim Netto e Maria da Conceição Tavares. Afirmou que os dois deixaram legado de grande inteligência e erudição para futuras gerações de economistas e homens públicos.

O presidente lembrou que criticou Delfim Netto por 30 anos, mas que, em 2006, pediu desculpas a ele, porque Delfim foi um dos maiores defensores das políticas de desenvolvimento e inclusão social dos primeiros mandatos de Lula. Delfim, inclusive, participou da elaboração das políticas econômicas daquele período.

Também em nota, o Ministério da Fazenda afirmou que Delfim Netto foi um referencial em diferentes fases da história do país. Por décadas, fomentou debates essenciais sobre a condução da política econômica brasileira.

Edição: Nadia Faggiani - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Atividade industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos e o índice de crescimento do número de empregados  alcançou 50,7 pontos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

DF: após controlar incêndio, bombeiros tentam conter fogo subterrâneo

Incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília foi controlado após três dias de combate às chamas. Agora o desafio dos bombeiros e brigadistas é conter o fogo subterrâneo, 

Baixar arquivo
Internacional

Explosões voltam a atingir o Líbano nesta quarta-feira

Pelo menos um dos dispositivos foi detonado durante um funeral para as vítimas do dia anterior. As explosões provocaram uma nova corrida aos hospitais, já sobrecarregados com os feridos dos ataques dessa terça-feira.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ é contido pela chuva

O fogo que atingia parte da vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, foi contido pela chuva, resultado da mudança de tempo na região Sudeste do país. 

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo