MPF mira venda ilegal de imóveis do Minha Casa Minha Vida no RJ

Publicado em 30/08/2024 - 10:56 Por Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Imóveis do programa “Minha Casa Minha Vida”, no Rio de Janeiro, foram vendidos de forma ilegal por organização criminosa e agora são alvo de uma ação do Ministério Público Federal. Além de comercializar 53 unidades, a quadrilha impediu o acesso dos beneficiários aos apartamentos do condomínio Vila Carioca, em Jacarepaguá, zona oeste da capital fluminense.

Em uma ação civil pública contra a União, o Banco do Brasil e o município do Rio, o MPF busca uma solução para proteger as pessoas prejudicadas. O órgão diz que os citados não adotaram as medidas necessárias para resolver o problema ou coibir a ocupação indevida.

 A ação foi motivada por irregularidades no processo de distribuição de moradias, que começaram a ser investigadas depois de uma denúncia de uma beneficiária do programa. 

Segundo o MPF, após ser contemplada e receber as chaves do apartamento, ela encontrou o imóvel já ocupado por outro morador. Sem sucesso, tentou resolver a situação e registrou ocorrências policiais. Ela também ajuizou ação na 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital, mas as medidas corretivas não foram implementadas. 

Agora, o Ministério Público requereu que a Justiça Federal determine a criação e a implementação urgente de um cronograma para garantir os direitos dos verdadeiros beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, cumprindo assim o propósito do Programa de oferecer moradia digna à população em situação de vulnerabilidade.

 Em nota, a Advocacia Geral da União informou  que “solicitou subsídios sobre o caso ao Ministério das Cidades”. A Procuradoria do Município do Rio disse que vai apresentar defesa no prazo legal estabelecido. O Banco do Brasil não retornou nossos contatos até o fim dessa reportagem.

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

PMs que abordaram quatro adolescentes em Ipanema viram réus

Os dois policiais militares que abordaram quatro adolescentes, sendo três negros e um branco em Ipanema, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, vão responder pelos crimes de ameaça e constrangimento. Os três adolescentes negros são filhos de diplomatas do Canadá, Gabão e Burkina Faso. 

Baixar arquivo
Economia

Inflação registra queda em agosto com recuo em alimentos e habitação

Essa foi a primeira vez que o indicador teve deflação desde junho de 2023. O dado foi divulgado nesta terça-feira, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Baixar arquivo
Geral

Operação contra esquema de criptomoedas prende 7 suspeitos no RS e SP

Três grupos são investigados por lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, do contrabando e envio de divisas para o exterior.

Baixar arquivo
Economia

Câmara aprova urgência para desoneração da folha de pagamento

Agora falta votar o mérito, o que deve ser feito até quarta-feira (11), quando termina o prazo dado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para que Executivo e Legislativo cheguem a um consenso.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça começa a julgar PRFs acusados pela morte da criança Heloísa

A criança foi atingida por disparos de fuzil durante uma abordagem ao carro em que estava com a família.

Baixar arquivo
Educação

Investimento público em Educação caiu 2,5% entre 2015 e 2021

A informação consta de relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ao contrário do Brasil, os países membros da organização aumentaram os investimentos públicos na área educacional em 2,1%.

Baixar arquivo